Medalha Ruth Cardoso é entregue a defensores dos direitos femininos em São Paulo

O secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, participou na noite desta quinta-feira, 24 de março, da cerimônia de entrega da Medalha Ruth Cardoso para as entidades e personalidades que se […]

qui, 24/03/2011 - 21h26 | Do Portal do Governo

O secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, participou na noite desta quinta-feira, 24 de março, da cerimônia de entrega da Medalha Ruth Cardoso para as entidades e personalidades que se destacaram na luta pelos direitos femininos em São Paulo. O evento, promovido pelo Conselho Estadual da Condição Feminina da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, aconteceu no Hall do Palácio dos Bandeirantes. Beraldo representou na cerimônia o governador Geraldo Alckmin.

“É uma honra ser homenageado por esse Conselho e receber uma Medalha com esse nome é realmente gratificante”, afirmou o secretário da Casa Civil aos agraciados este ano, lembrando ainda a importância para a democracia da luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Beraldo destacou o “legado de humildade” e de luta contra as desigualdades de Ruth Cardoso. “Sem dúvida foi uma mulher extraordinária”, disse.

Os premiados com a medalha foram o Instituto Avon; Mara Luquet (jornalista); Maria Estela Segatto Correa (Assessora Cultural do Consulado do EUA – SP); Moacyr Roberto Tesche Auersvald (Diretor Presidente do CONTRATUH); Regina Helena Morgani Fomari Chueire (Secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto); e Sueli Carneiro (ativista antirracismo do Movimento Social Negro Brasileiro).

A antropóloga Ruth Cardoso participou ativamente das lutas e conquistas femininas e da criação do próprio Conselho. A medalha tornou-se uma forma de homenagear personalidades e entidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher. A Medalha Ruth Cardoso foi institucionalizada através do Decreto nº 53.721, de 24 de novembro de 2008 e é entregue anualmente, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Os homenageados com a medalha foram selecionados por quatro conselheiras e pela presidente do Conselho, a Delegada Rosemary Correa. A proposta com a justificativa foi encaminhada ao Governador Geraldo Alckmin, que, por Decreto, concede a medalha.

Também estiveram presentes à cerimônia o secretário-adjunto da Justiça e da Cidadania, Luís Daniel Pereira Cintra, e a secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Após a cerimônia de premiação, aconteceu uma apresentação cultural do grupo ‘Choronas’ e um coquetel para os homenageados e convidados.