Medalha Brigadeiro Tobias 2010 é entregue a 63 personalidades

Foram homenageadas pessoas e instituições que contribuíram para o aperfeiçoamento e avanço das atividades desenvolvidas pela PM

sex, 17/12/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

Sessenta e três pessoas receberam, na quarta-feira, 15, a ‘Medalha Brigadeiro Tobias 2010’, durante solenidade comemorativa dos 179 anos da Polícia Militar, realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), no Tucuruvi, na zona norte da Capital. Além da entrega das medalhas, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o adjunto Arnaldo Hossepian Salles Lima Jr. receberam das mãos do comandante geral da Polícia Militar, Álvaro Batista Camilo, a segunda edição do livro Gespol – Sistema de Gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que é sustentada por três pilares: Polícia Comunitária, Direitos Humanos e Gestão pela Qualidade.

Entre os 63 agraciados com a medalha – entregue a pessoas e instituições que contribuíram para o aperfeiçoamento e avanço das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar – estão, além de Hossepian, o cônsul geral do Japão, Kasuaki Obe; e o cardeal arcebispo de Aparecida do Norte, dom Raymundo Damasceno Assis.  “É com orgulho que no dia do aniversário da Polícia Militar pudemos homenagear essas pessoas que fizeram a diferença para a sociedade, ajudando a polícia a obter resultados bons para o cidadão na redução da criminalidade e dos indicadores”, destacou  Camilo.

A Medalha Brigadeiro Tobias foi instituída pelo decreto nº 45.648, de 07 de dezembro de 1965, em homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da milícia estadual, com a finalidade de condecorar os integrantes da corporação e das Forças Armadas que praticam atos relevantes e contribuem com o aperfeiçoamento e avanço das atividades.

Brigadeiro Tobias de Aguiar 

Nascido em Sorocaba, Rafael Tobias de Aguiar foi um dos chefes da Revolução Liberal (1842), em São Paulo, e um dos mais destacados chefes liberais da primeira metade do século XIX. De uma rica família de fazendeiros, ingressou no Regimento das Milícias e, aos 26 anos, reuniu uma brigada de cem homens e foi para o Rio de Janeiro combater as tropas portuguesas que se opunham à independência.

Presidente da Província (1831-1835/1840-1841), recebeu o posto de brigadeiro honorário do império. Em 1842, Sorocaba foi declarada capital provisória da província e Tobias de Aguiar o presidente. Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembléia Provincial proposta pelo presidente da província Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foi fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, na época denominada Força Pública. Tobias se tornou o patrono da corporação.

Da Secretaria da Segurança Pública