Maurício de Souza apresenta mascotes do centenário da imigração japonesa

O cartunista anunciou que Tikara e Keika entrarão para a Turma da Mônica

qua, 13/02/2008 - 19h05 | Do Portal do Governo

O cartunista Maurício de Souza também esteve presente na cerimônia de lançamento do calendário de eventos paulistas em comemoração ao centenário de imigração japonesa para a apresentação oficial das duas mascotes das festividades. Tikará e sua amiguinha Keika farão parte, a partir de agora, da Turma da Mônica. “As personagens vão entrar nas histórias, vão virar história em quadrinho, desenhos animados”, disse o cartunista.

Maurício de Souza, que é casado com uma descendente de imigrantes japoneses, passou dois dias desenhando japonesinhos até chegar a Tikará, que significa força, energia, resistência. Keika, a companheira de Tikará, veio depois. Maurício pediu que a diretora de arte Alice Takeda desenhasse uma garotinha meiga, delicada e que tivesse a boca pequenininha, como, segundo ele, todas as japonesas. Seu nome quer dizer “aquela que acrescenta bravura, honestidade”.

“Os dois representam, realmente, o que é o descendente japonês, o que é a contribuição, o que é a alegria e o grafismo, inclusive, que os japoneses trouxeram para o Brasil”, explicou Maurício.

Maria Eugênia Cruz

(I.P.)