Maurício de Sousa é homenageado no Sábados da Memória das Artes Gráficas

Criador da Turma da Mônica vai falar sobre sua carreira na Biblioteca de São Paulo

sáb, 19/06/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A edição deste sábado, 19, do Sábados da Memória das Artes Gráficas será dedicada ao artista gráfico Maurício de Sousa. O criador da Turma da Mônica é o 11º homenageado do inédito projeto de resgate da memória das artes gráficas no Brasil. Já passaram pelo auditório da Biblioteca de São Paulo Zélio Alves Pinto, Rodolfo Zalla, Jal, Sonia Luyten, Luiz Gê, Laerte, Fernando Coelho, Jô Oliveira, Spacca e Elifas Andreato.

Nascido em 1935, na cidade de Santa Isabel (interior de São Paulo), Maurício de Sousa começou sua carreira fazendo ilustrações para jornais de Mogi das Cruzes, para onde se mudou com a família ainda pequeno. Logo depois veio para São Paulo e trabalhou durante cinco anos como repórter policial do jornal Folha da Manhã quando, em 1959, passou a desenhar tiras com os personagens Bidu e Franjinha. Em seguida vieram Astronauta, Cebolinha, Chico Bento, Horácio, Penadinho, Raposão até que, em 1970, Maurício criou a revista da Mônica, que deu origem às demais revistas inclusive a que reunia toda a Turma da Mônica. Maurício de Souza também investiu na produção de desenhos para TV, criando um estúdio de animação, além da criação do Parque da Mônica, e é um dos maiores profissionais do setor gráfico brasileiro.

Além do depoimento, que renderá um caderno biográfico a ser vendido a preço de custo na BSP, Maurício de Sousa também deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto que, posteriormente será aplicada em um totem da fama dentro da biblioteca.

Em pouco tempo o Brasil terá um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram para o crescimento dessa arte no Brasil. Vale lembrar que a entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção. O evento é gratuito.

Serviço
Sábados da Memória das Artes Gráficas
Dia 19 de junho, às 14h30
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br  
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com  
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Da Biblioteca de São Paulo