Matrículas dos 25 mil selecionados para curso de inglês online começam na quarta, 15

Aulas ministradas pela Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo começam dia 5 de março

qua, 15/02/2012 - 8h00 | Do Portal do Governo

As matrículas para o curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação devem ser feitas entre esta quarta, 15, e quinta, 16, nas escolas de origem dos 25 mil candidatos selecionados. Para conferir a lista de aprovados por região basta acessar o Portal da Secretaria. As aulas a distância começam em 5 de março e vão até 27 de junho.

O curso é oferecido gratuitamente para alunos do Ensino Médio de escolas estaduais por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp).

Para confirmar a matrícula, é preciso que o aluno compareça à secretaria da escola onde estuda para assinar o termo de responsabilidade. Se possível, os alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. Caso restem vagas, haverá segunda chamada no dia 17, para matrícula nos dias 23 e 24.

No momento da matrícula, os alunos receberão um headset (equipamento audiofônico) que poderá ser usado para assistir às aulas em computadores das escolas ou particulares. Elaborado pela equipe de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria da Educação, o curso tem 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um, e contará com 625 tutores.

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho.

Sobre a Evesp

Criada em maio de 2011 pelo governador Geraldo Alckmin, a Evesp destina-se a oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimento a necessidades de grupos específicos da população.

A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio do curso de inglês online da Evesp, busca ampliar a oferta de vagas dos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que atendem hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês.

O projeto busca, também, a modernização dos meios de ensino e de formação continuada, criando bases para, futuramente, alcançar todos os alunos em todas as regiões do Estado. O curso é oferecido na modalidade de educação a distância, uma alternativa viável considerando-se o acesso cada vez mais amplo dos estudantes aos recursos tecnológicos e midiáticos, comunidades virtuais e ambiente digitais. A utilização de recursos próprios do processo de autoaprendizagem permite aos estudantes o emprego de ferramentas tecnológicas interativas, que se constituem em elemento motivador da aprendizado. Tais ferramentas são cada vez mais utilizadas no ensino formal e nos processos de treinamento e formação profissional.

Da Secretaria da Educação