Matrícula antecipada para ensino fundamental termina dia 28

Pais ou responsáveis devem dirigir-se a qualquer escola pública estadual ou municipal para inscrever os filhos a partir de 6 anos

qua, 05/09/2007 - 10h31 | Do Portal do Governo

O prazo para efetuar a matrícula antecipada no ensino fundamental 2008, em todo o Estado, vai até o dia 28 de setembro. Pais ou responsáveis devem dirigir-se a qualquer escola pública estadual ou municipal (ensino fundamental ou médio) para inscrever os filhos a partir de 6 anos (completos ou a completar até o fim de 2007). Além de facilitar as inscrições e evitar filas, a matrícula antecipada permite à Secretaria Estadual de Educação fazer o planejamento para atender a demanda na rede pública para o ano letivo de 2008.

A matrícula antecipada é válida para qualquer criança que curse o ensino infantil (público ou particular) ou que esteja fora da rede. Quem tem mais de 15 anos pode se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA), direcionada ao ensino fundamental. Para efetivar a matrícula é necessário apresentar certidão de nascimento ou RG da criança e comprovante de endereço. No momento da matrícula o registro dos alunos será on-line no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, com emissão de comprovante.

O programa de matrícula antecipada para ensino fundamental é resultado da parceria entre o Estado e os 645 municípios paulistas. Durante o cadastramento, iniciado em 28 de agosto, todas as escolas estaduais e municipais estão funcionando como postos de cadastramento.

Os dados de demanda e a oferta de vagas serão organizados nos meses de outubro e novembro, com responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios. As relações com os nomes de todos os alunos de primeira série serão divulgadas nas escolas públicas a partir 27 de novembro. Além das listagens, a Secretaria de Estado da Educação enviará correspondência para os inscritos que não freqüentaram escola ou que vieram de pré-escola particular em 2007, com indicação da escola onde o aluno irá estudar em 2008. Até o momento, em quatro dias de inscrições, cerca de 130 mil alunos já garantiram vagas para o próximo ano.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)