Maternidade oferece cuidados aos bebês e tratamento dentário às mães

Toda grávida que faz pré-natal na Maternidade Interlagos passa pelo dentista para evitar parto prematuro

dom, 15/03/2009 - 11h09 | Do Portal do Governo

O dente quebrou e por isso a gestante de quase nove meses, Simone Aparecida Florindo, 33 anos, sentia muitas dores na região. Ela fez pré-natal num posto de saúde perto de sua casa. Como o local não oferecia assistência odontológica durante a gestação, a futura mamãe agendou consulta particular. Em meados de fevereiro, teve pressão alta e foi internada no Hospital Maternidade Interlagos, zona sul da cidade, onde recebeu acompanhamento médico e odontológico. E não precisou pagar nenhum centavo por isso.

“O dentista informou que precisava fazer limpeza urgente para evitar infecção e, assim, não prejudicar o bebê”, conta Simone. Na sua opinião, o tratamento dentário à gestante é um serviço importante que nem todos os hospitais públicos dispõem. Desde o final de 2004, toda mulher que faz pré-natal na Maternidade Interlagos passa pelo dentista para avaliação e, se necessário, recebe tratamento.

Na ala de risco (internação), a assistência odontológica está disponível desde 2002. No ano passado, as consultas médicas (obstetrícia) e de enfermagem do pré-natal somaram 12.045. Pesquisa realizada com 2 mil gestantes internadas nos últimos dois anos no hospital constata que 50% delas tinham problemas dentários – cárie, infecção oral e doenças gengivais.

Consultório móvel – “Devido às alterações hormonais durante a gravidez, que ocasionam doenças gengivais, a paciente precisa redobrar os cuidados e procurar um dentista”, orienta o cirurgião-dentista Francisco José Barata Ribeiro, que atende às grávidas acamadas com problemas de pressão alta, diabetes e obesidade. Caso a gestante esteja muito doente e não consiga se locomover até a sala de consulta, Ribeiro prepara seu consultório móvel e atende no próprio leito. Ele cursou mestrado na Universidade do Sul da Califórnia e trouxe de lá tecnologia inovadora.

Segundo o profissional é muito importante cuidar dos dentes nesta fase. “A saúde da boca não está separada do resto do corpo. De acordo com trabalhos científicos publicados, qualquer tipo de infecção na gestação pode ocasionar parto prematuro e nascimento de bebê com baixo peso”. Entre os prematuros, 90% nascem com problemas de infecção, sendo as mais comuns a urinária e a vaginal, afirma o pediatra neonatal Daniel Caldevilhas, diretor da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da maternidade. Apesar de pouco frequente, é possível o bebê contrair infecção bucal. Das 450 crianças que nascem mensalmente na unidade, 10% são prematuras, o que exige internação de sete a 14 dias para tratamento com antibióticos.

Prevenção – No caso de recém-nascidos prematuros, a situação é mais delicada. “Com menos de 28 dias de vida, a infecção é grave porque eles ainda não têm imunidade e o problema se torna generalizado”, informa o pediatra. O agravamento pode causar meningite, exige cerca de 20 dias de internação e possivelmente leva ao atraso do desenvolvimento motor e mental da criança. Sem contar a questão psicológica – o sofrimento dos pais pela internação do pequeno filho. “Quando a infecção da mãe é diagnosticada a tempo, o tratamento evolui e não prejudica a saúde da criança. Se a gestante fizer o pré-natal, evitam-se a infecção do recém- nascido e a internação”, avisa o pediatra.

A médica Loreta Maria Cecato, gerente do Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia do hospital, observa que algumas mulheres ainda creem na lenda de que grávida não deve realizar exame de papanicolau e nem se submeter a procedimentos que exijam anestesia para não prejudicar o feto. A doutora alerta que, na gestação, a infecção urinária é silenciosa, pois a mulher não sente dor. “Durante os nove meses aumentam as probabilidades de infecção urinária porque a mãe apresenta baixa imunidade e seu sistema urinário funciona lentamente”.

Dicas para uma gravidez saudável

– Procure a assistência odontológica para beneficiar sua saúde e a do bebê

– Check up, limpeza com flúor e tratamento de emergência (incluindo radiografia) são permitidos a qualquer momento

– Se a anestesia local for necessária, utilize-a em pequena quantidade na primeira metade do terceiro mês ou no segundo trimestre de gestação

– Na cadeira do dentista, a paciente deve manter-se sentada para facilitar a respiração

– Coma menos biscoitos e mais frutas e verduras (alimentos auto-limpantes) para proteger-se das cáries

– Não faça escovação após enjoo seguido de vômito para não desgastar os dentes, pois o material proveniente do estômago contém substância ácida.

– Não vá ao dentista quando sentir mal-estar e enjoo, agende a consulta em outro momento da gestação

No site www.hminterlagos.com.br/noticias há outras orientações para profissionais e leigos sobre gestação e saúde bucal

Instituição comemora mês da mulher

Exames médicos, atividades educativas e de beleza foram algumas das atrações organizadas no ambulatório do Hospital Maternidade Interlagos para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na Rua Guaiúba, Cidade Dutra, profissionais da saúde fizeram teste rápido de gravidez (BHCG), ultrassonografia obstétrica e pélvica, mamografia, papanicolau, aferição de pressão arterial e glicemia. Houve palestra da enfermeira Kelly Cristina Telles de Sá sobre doenças sexualmente transmissíveis e da psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari sobre O papel da nova mulher. No Cantinho da Beleza, profissionais do Mariah Cabeleireiros ofereceram corte de cabelo, escova e manicure grátis.

Da Agência Imprensa Oficial – Viviane Gomes