Maternidade Interlagos inova pré-natal com procedimento que detecta ‘bactéria da morte’

Pela primeira vez, exame laboratorial faz parte da rotina no pré-natal maternidade

seg, 20/08/2007 - 13h46 | Do Portal do Governo

O Hospital e Maternidade Estadual Interlagos, da Secretaria de Estado da Saúde, é a primeira maternidade pública a realizar exame para diagnóstico da bactéria Streptococcus agalactiae em todas as pacientes que fazem o pré-natal na unidade. O microorganismo pode causar infecção generalizada e meningite no bebê. A medida previne a mortalidade infantil.

Cerca de 20% das gestantes apresentam a bactéria no trato vaginal e anal, mas são assintomáticas. Estudos têm demonstrado que a detecção no período final da gestação é a conduta mais eficaz de prevenção. A bactéria, quando não tratada, pode passar da mãe para o filho no momento do parto.

O exame é realizado a partir da 32ª semana de gravidez. Se o resultado for positivo, a informação é colocada no prontuário da paciente. No momento do trabalho de parto é feita a quimioprofilaxia na mãe, evitando assim possíveis complicações para a criança e custos para a maternidade.

“A medida possibilitará a redução de internação na UTI neonatal e do uso de antibióticos em recém-nascidos” afirma Sandra Sestokas, diretora do hospital.

Por mês, a unidade realiza cerca de 800 consultas de pré-natal e 450 partos.

O Hospital Maternidade Interlagos fica na Rua Leonor Alvim, 2111.

Da Secretaria da Saúde