Maternidade ensina mães a fazer enxovais

Projeto de humanização do Hospital Estadual de Itapevi oferece lã, linhas e agulhas a parturientes e acompanhantes

seg, 25/02/2008 - 16h46 | Do Portal do Governo

Mães do Hospital Estadual de Itapevi, da Secretaria Estadual da Saúde, têm a oportunidade de aprender a fazer o enxoval de seus próprios bebês. O projeto de humanização é realizado em parceria com voluntários, beneficiando cerca de 30 mulheres por mês, na pediatria e na UTI Neonatal, incluindo as acompanhantes das pacientes.

O hospital oferece, gratuitamente às participantes os materiais necessários, como lãs, linhas e agulhas, que são adquiridos com recursos arrecadados por meio da reciclagem de materiais. De terça a quinta-feira elas recebem aulas de crochê, tricô e vagonite, aprendendo a confeccionar meias, casacos e gorros.

As pacientes do hospital que desejam se aprofundar no assunto são encaminhadas a entidades do município que promovem essas atividades, como a Casa Kolping e paróquias locais.“É uma maneira de distração da paciente durante o período de internação de seus filhos. Elas aprendem uma atividade que é útil para a vida toda”, afirma a supervisora de Humanização do hospital, Francisca Amaral.

O Hospital Estadual de Itapevi fica na rua Ari Barroso, s/nº, Jardim Nova Itapevi.

 

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)