Material Escolar: Ipem-SP identifica irregularidades em 9% dos produtos

Exames avaliaram se a indicação quantitativa das embalagens dos produtos corresponde ao que o consumidor leva para casa

ter, 24/01/2017 - 15h58 | Do Portal do Governo

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) analisou 46 produtos de uso escolar durante a Operação “Aluno Nota 10”. Durante a ação, 9% dos produtos apresentaram irregularidades. Os exames avaliaram se a indicação quantitativa das embalagens corresponde ao que o consumidor de fato leva para casa.

Foram analisados diferentes artigos de uso escolar como cadernos, etiquetas, purpurina, glitter, clips, plástico para encapar, fita adesiva, cola, tintas (guache, nanquim, acrílica), papel sulfite, papel crepom, massas de modelar, papéis em bloco (canson, vegetal, folha para fichário), entre outros itens, na Capital e nas regionais do instituto localizadas em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto.

Na Capital foram encontrados erros papel sulfite e brocal metálico. Em São Carlos, erros foram detectados na lantejoula e massa de modelar.

Os fabricantes dos itens em desacordo com as normas foram autuados e têm até dez dias para apresentar defesa ao Ipem-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do pelo telefone 0800-0130-522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail:ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Orientação para o consumo
?O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.