Máscaras para proteger profissionais da saúde são produzidas pelas Fatecs

Unidade de Americana encabeça a iniciativa e conta com a colaboração de doadores e voluntários no Estado de São Paulo

seg, 06/04/2020 - 16h36 | Do Portal do Governo

Desde o começo da semana passada, professores e alunos voluntários de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em todo Estado de São Paulo se mobilizaram em várias iniciativas solidárias de enfrentamento ao novo coronavírus. Entre as ações apoiadas estão a criação de máscaras protetoras e a produção de álcool em gel.

Com toda expertise e recursos instalados para produzir equipamentos de proteção individual (EPI), a Fatec Americana precisava de matéria-prima para começar uma linha de produção. Foi lançada, então, a campanha Máscara Solidária, para arrecadar doações de tecido por indústrias têxteis da região de Campinas. A iniciativa envolve professores e estudantes dos cursos superiores tecnológicos de Produção Têxtil e Têxtil e Moda, e também está em busca de voluntários.

“Temos muito trabalho pela frente e ainda necessitamos de apoio no corte e costura das máscaras, logística e entrega”, explica o diretor da Fatec, Wladimir da Costa. “Além disso, estamos buscando doações de elásticos e linhas de costura para terminar a confecção do material. Nossa meta é produzir mais de duas mil unidades”, completa.

Quem quiser participar da campanha como voluntário ou doador pode entrar em contato com a Fatec Americana pelo Facebook e Instagram.

Bauru

Na última quarta-feira (1º), a Fatec Bauru entregou 17 máscaras de acetato para serem utilizadas por médicos, enfermeiros, técnicos e pesquisadores do Instituto Lauro Souza Lima, voltado à pesquisa e ao tratamento de diversas doenças. Os EPIs foram produzidos por professores e funcionários da unidade.

“Acreditamos que a produção de conhecimento deve estar a serviço da sociedade”, afirma o diretor da Fatec Bauru, Sebastião Gândara Vieira. “O acesso à tecnologia tem que ser continuamente democratizado para benefício de todos”, salienta.

As ações ocorrem desde o início da semana passada envolvendo Etecs e Fatecs localizadas nos seguintes municípios: Assis, Batatais, Campinas, Capão Bonito, Dracena, Itapira, Jundiaí, Orlândia, Osvaldo Cruz, Santa Cruz das Palmeiras, São Sebastião, Sorocaba e Taubaté.