Marzagão reitera intenção de reestruturar carreiras na Polícia Civil

Em Cruzeiro, Marzagão falou sobre melhorias para a Polícia Civil

sex, 15/08/2008 - 8h09 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, reiterou, nesta quinta-feira (14), em Cruzeiro, a proposta de reestruturação de carreiras da Polícia Civil. Segundo ele, o governo enviará à Assembléia Legislativa um projeto de lei que prevê a extinção da 5ª classe em todas as carreiras da Polícia Civil. Com isso, haverá um remanejamento nos cargos para a ascensão das carreiras, com elevação dos salários ao patamar da 4ª classe. Nesta manhã, o secretário participou da inauguração das novas instalações das equipes de perícias criminalísticas e médico legais do município de Cruzeiro, a 220 quilômetros da Capital.

Marzagão também explicitou a intenção de, gradativamente e dentro das possibilidades do Estado, incorporar o ALE (Adicional Local de Exercício) ao salário base dos policiais. “Recebi várias categorias profissionais e todas, unanimemente, me pediram que caminhássemos nesse sentido”, afirmou o secretário. Na última terça-feira (11), em Avaré, o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou um decreto que regulamenta a Gratificação por Acúmulo de Titularidade (GAT) para os delegados do Interior, que acumulam a chefia de mais de uma unidade.

IC e IML em Cruzeiro

A unidade integrada de Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML) inaugurada hoje em Cruzeiro é a 11ª em todo o Estado e a décima no Interior. Em funcionamento desde dezembro de 2007, o prédio tem 590 m2 construídos em um terreno doado pela prefeitura. As equipes atendem aos municípios de Cruzeiro, Arapeí, Areias, Bananal, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras, que abrangem uma população de aproximadamente 120 mil pessoas.

“É um novo conceito que começa a ser aplicado, integrando em um mesmo espaço físico os dois institutos. A proximidade de ambos, tenho absoluta convicção, trará um salto de qualidade tanto na gestão da parte administrativa como na parte científica”, afirmou Celso Perioli, atual coordenador e futuro superintendente da Polícia Técnico-Científica. O secretário Ronaldo Marzagão voltou a falar sobre a criação do cargo de ‘superintendente’, que terá a mesma equivalência de delegado geral para a Polícia Civil e comandante geral para a Polícia Militar.

Marzagão ainda recebeu uma placa de agradecimento das equipes locais e elogiou o índice de homicídios da cidade e da região do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior-1), que abrange a região de São José dos Campos. “Dentre tantas outras regiões do Estado, a do Deinter 1 pode muito bem servir como exemplo do que estamos registrando em relação à queda da taxa de homicídios. De janeiro de 2007 até hoje, são 35% a menos de casos de homicídio. A taxa por 100 mil habitantes é de 5,07, ou seja, metade do índice indicado pela ONU (Organização das Nações Unidas)”, explicou. “Para se ter uma idéia mais clara, a queda dos homicídios de 99 até esta data, em continuidade, representa oito mil pessoas que deixam de morrer por ano”, esclareceu o secretário.

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades das três polícias e o prefeito de Cruzeiro, Celso de Almeida Lage.

Daniel Cunha

Da Secretaria de Segurança Pública

C.M.