Marzagão anuncia novas vagas para Polícia Técnico-Científica

Autoridades saúdam médico homenageado dr. Joaquim

seg, 17/03/2008 - 10h52 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, anunciou nesta sexta-feira, 14, a criação de 369 novas vagas para a Polícia Técnico-Científica. O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega da sede do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal “Doutor Joaquim Pereira Ribeiro”, no município de Franca, a 400 quilômetros da Capital.

“O nosso governador José Serra autorizou o concurso, e isso certamente dará mais um salto de qualidade a essa polícia. Considerando que a inteligência policial é um dos pilares da política de segurança do Estado, a Polícia Técnico-Científica ganha uma relevância muito grande, e deve ser assim como as outras co-irmãs, Polícia Civil e Polícia Militar”, afirmou o secretário.

Funcionando desde outubro de 2007, o prédio foi construído em um terreno doado pela Prefeitura Municipal e substitui a antiga sede, que ficava no prédio da Seccional de Franca. Com um investimento de R$ 600.000, o complexo atende, atualmente, 10 cidades da região, realizando por mês uma média de 650 laudos do IC, além de 300 exames e 25 necropsias no IML. “As novas instalações do IML dão condições de trabalho muito melhores do que as anteriores e são fruto da parceria entre o Estado e o município”, acrescentou Marzagão.

Com 590 m2 de área construída, as novas instalações seguem uma tendência de modernização adotada nos últimos anos, aproximando o IC do IML e com melhores condições de trabalho para os profissionais, como explica o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli. “É um sonho que se realiza, para que possamos atender com dignidade a população. Esta é a quinta unidade que entregamos, temos outras três prontas, três em andamento no interior e duas na capital”, afirmou.

O secretário lembrou também que, em 2007, a polícia apreendeu em todo o estado 84,5 toneladas de drogas, um recorde; além de apreender 23 mil armas de fogo e prender 103 mil pessoas. “Isso trouxe uma demanda muito grande para a polícia como um todo e particularmente ao IML e ao IC, que precisam fazer os respectivos laudos”.

Em 2007, a cidade de Franca chegou a ficar 100 dias sem um único homicídio. Hoje, o município apresenta uma taxa de homicídios de 4 por 100.000 habitantes, sendo que, em 2004, a taxa era de 9,7 por 100 mil. Marzagão parabenizou a cidade e reafirmou que a meta para todo o Estado neste ano é atingir o índice de 10 homicídios por 100 mil. Atualmente a taxa é de 11,6.

Da Secretaria de Segurança Pública