Marrey visita aldeia Peguaoty, no sul do Estado

A área em que vivem os índios faz parte de um parque estadual

qua, 05/12/2007 - 16h45 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, visitou na última quinta-feira, 29, a aldeia Peguaoty, instalada em área do Parque Estadual Intervales, a cerca de 30 km de Sete Barras, região sul do Estado. Ele foi recebido por caciques de quatro aldeias localizadas no Vale do Ribeira e pelo presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, Adolfo Timoteo.

A área em que vivem os Peguaoty faz parte de um parque estadual. Os índios não possuem a homologação do terreno. A visita do secretário foi justamente visando a buscar soluções para um imbróglio envolvendo a escola da comunidade. O impasse é que, por estar dentro de uma área de preservação ambiental, é necessário que a solução provoque o menor impacto ambiental possível.

Segundo o cacique Peguaoty, Luiz Eusébio, trata-se da primeira vez que uma autoridade visita a aldeia. “Para mim é importante ele mesmo ver a situação”, salienta. “Tem que ver como é que está a situação, aí dá para conversar, entender.” A tribo de origem guarani é composta por 96 integrantes, sendo na sua maioria crianças. Possui um posto de saúde, uma escola, um campo de futebol, e cerca de 15 “casas” – todas de parede de madeira, com teto de palha e piso de terra.

Para o promotor Yuri Castiglione, a ida do secretário até a aldeia foi um avanço para se encontrar uma solução que seja boa para o Estado e também para os índios. “A atitude do secretário em conhecer a aldeia é uma demonstração por parte do Estado em querer solucionar a questão. O principal problema é conjugar o interesse e o direito dos índios com a preservação do meio ambiente”, defende.

Participaram também da visita o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Marcos Antônio de Albuquerque, o diretor-executivo do Itesp, Gustavo Ungaro, procuradores federais, técnicos da Funai e da secretária de Educação e o prefeito do município de Sete Barras.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania