Mário Covas recebe honras militares na Baixada Santista

Cortejo fúnebre do governador já está na praça José Bonifácio, em Santos, de onde segue para o cemitério do Paquetá

qua, 07/03/2001 - 13h05 | Do Portal do Governo

Cortejo fúnebre do governador já está na praça José Bonifácio, em Santos, de onde segue para o cemitério do Paquetá

Santos – O cortejo fúnebre do governador Mário Covas acaba de chegar à praça José Bonifácio, em Santos, onde Covas recebe as honras militares, com uma salva de tiros de fuzis automáticos, disparados por 36 cadetes da Academia do Barro Branco, da Polícia Militar. A cerimônia está sendo feita por um batalhão de 250 homens, com a praça completamente lotada. Após a execução da Marcha Fúnebre de Chopin pela Banda da Corporação, o carro fúnebre segue para o cemitério do Paquetá, distante 800 metros da praça.

No sepultamento, apenas familiares e amigos convidados irão participar. Mário Covas será enterrado no túmulo da família, onde estão o pai e a filha Silvia, falecida em 1976, em conseqüência de acidente de moto.

Uma das mais emocionadas na Praça José Bonifácio é dona Emma Giuntini Tomolli, 86 anos, que foi vizinha de Covas há 40 anos, no bairro de Campo Grande, em Santos. Apesar da idade e de sofrer de mal de Parkinson, dona Emma fez questão de vir à cerimônia. “Ele era uma ótima pessoa. Nossos filhos brincavam juntos na rua. Sempre fui eleitora do Covas em todos os seus cargos. Só deixei de votar nas últimas eleições, porque não conseguia mais assinar, devido à doença”, disse.

Entre as pessoas presentes, encontra-se um grande número de trabalhadores do Porto de Santos, carregando diversas faixas com homenagens, como: “Porto de Santos e toda Baixada Santista estão de luto pelo seu ilustre filho Mário Covas, que morreu em pleno exercício do dever, com exemplos de dignidade e competência” e “A Intersindical Portuária e os trabalhadores portuários estão de luto pela morte de Mário Covas, um político sério, ético, honesto, com quem os portuários sempre puderam contar”.

Também presente à cerimônia, o prefeito de São Vicente, Márcio França (PSB), ressaltou que Covas foi o maior conterrâneo em vida para todos da Baixada Santista. “Ele era o coração ético do Brasil em forma de político. Agora vamos esperar que os políticos se orientem pelos exemplos do governador”, destacou.