Marília distribui cartilha sobre segurança infantil

Conteúdo foi produzido por pesquisadores da Unesp

ter, 29/07/2008 - 12h12 | Do Portal do Governo

A cartilha Aprendendo o A B C da Criança com Segurança é um informativo que visa orientar pais e estudantes das escolas municipais de Marilia sobre a prevenção de violência e acidentes infantis. Foi produzida pelo Comitê Gestor de Segurança e Qualidade de Vida da Prefeitura, com conteúdo elaborado pelos grupos de pesquisa Gestão Urbana e de Trabalho Organizado (Guto) e Educação e Acidentes (Edaci), da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), câmpus local.

De acordo com a coordenadora do Guto e do Comitê Gestor, Sueli Andruccioli Felix, o Estado de São Paulo registra diariamente, em média, uma morte de criança por causas evitáveis. “As instruções, em linguagem acessível a toda faixa etária, contemplam medidas básicas para serem praticadas tanto no âmbito doméstico quanto no espaço público e são transmitidas por dois personagens, a Ritinha e o Jorginho”, destaca a professora da Unesp.

“A cartilha foi bem recebida pela comunidade”, disse Sueli. Segundo a docente, foram atendidas consultas de 25 prefeituras do Estado e uma de fora com o interesse em reproduzi-la. “Por esta razão o material está liberado na internet para reprodução, desde que citada a fonte”, avisa. 

Os riscos de acidentes variam de acordo com a faixa etária. Quando as crianças ainda são pequenas, as quedas, queimaduras, violência doméstica e ingestão de medicamentos são as causas mais freqüentes de ocorrências médicas e policiais. “É importante que os educadores, agentes de segurança e de saúde estejam atentos, pois não são incomuns casos de violência doméstica relatados como acidentes para encobrir a ação criminosa de tutores dos menores”, alerta.

As principais ocorrências envolvendo crianças maiores que já freqüentam a escola ainda são os casos de desaparecimento e pedofilia, quando a criança é atraída por criminosos. Nestes casos, as orientações são que as crianças evitem conversas com estranhos, válidas também para o uso da internet, e recomendações para não aceitarem qualquer tipo de benefício como doce e brinquedo.

Em se tratando de acidentes, atualmente, as principais causas são as pipas. Elas podem provocar incêndios, caso se enrosquem em redes elétricas; ferimentos graves, se os fios forem envolvidos com migalhas de vidros, o ceral; ou ainda quedas de locais altos, como as lajes das casas em construção. “O Comitê Gestor de Segurança e Qualidade de Vida de Marília organiza as ações de prevenção de violência e de acidentes, produzidas no âmbito da academia”, enfatiza a docente.  A parceria entre a prefeitura e o Guto da Unesp tem contribuído para minimizar os custos humanos e financeiros provocados por estes dois fatores.

Da Unesp