Marginal Tietê ganha novos pôlderes para controle de enchentes

Estruturas foram implantadas na margem esquerda do rio Tietê junto às pontes da Vila Guilherme e Vila Maria, locais que apresentam pontos de rebaixamento

seg, 21/09/2015 - 12h07 | Do Portal do Governo

Novos complexos de pôlderes – estruturas hidráulicas artificiais para controle de enchentes – foram entregues nesta segunda-feira (21) pelo governador Geraldo Alckmin.

“Hoje nós estamos entregando Vila Maria, margem esquerda e Vila Guilherme, margem esquerda. Já entram em operação. Se chover no [próximo] domingo, essa é a torcida, já estarão funcionando. Um trabalho importante que evita transbordamento e alagamento do Rio Tietê, pois a água que cai na pista é drenada e volta para o rio através do bombeamento”, disse Alckmin. 

A implantação dos pôlderes na margem esquerda do rio Tietê junto às pontes da Vila Guilherme e Vila Maria é estratégica, já que as pistas da Marginal Tietê apresentam pontos de rebaixamento próximos às pontes, necessários para permitir a passagem de veículos altos, como ônibus e caminhões. Essa característica favorece o surgimento de pontos de alagamento em momentos de chuvas. 

O governador ainda ressaltou as mudanças climáticas que vêm ocorrendo nos últimos tempos. “Uma questão que tem se destacado é a questão climática, quando faz seca, faz seca demais, mas quando chove também chove demais. Então com as mudanças climáticas ela altera todo o ciclo hídrico. Está fazendo ciclos muito atípicos e é preciso estar preparado para a seca com mais reservatórios e interligação de bacias, e preparado para a chuva também para segurar a água do pico de chuva e depois soltar no rio.”

As obras foram realizadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e representaram um investimento de R$ 22,7 milhões.

Entenda como funcionam os pôlderes
Os pôlderes são estruturas hidráulicas artificiais para controle de enchentes em pontos baixos, próximos a rios, áreas ribeirinhas em geral e o mar. O pôlder dispõe de um sistema composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas.

Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, especialmente no verão, os diques evitam que o rio transborde para as Marginais. O sistema de galerias de águas pluviais local direcionam as águas da chuva para um pequeno reservatório (menor que um piscinão). Nele, a água é armazenada e lançada de volta ao rio, após o período de pico de vazão.

Os dois pôlderes entregues nesta segunda (21) são bastante semelhantes. Cada um ocupa uma área de 750 metros quadrados, têm 6 metros de profundidade e capacidade para acumular 4,5 mil metros cúbicos de água das chuvas. Eles também contam com um conjunto de quatro bombas com capacidade para bombear 400 litros de água por segundo cada, esvasiando o reservatório em poucos minutos.

Reforço
Durante a entrega dos pôlderes, Alckmin explicou que os novos sistemas reforçam o trabalho que Governo do Estado vem realizando para conter as enchentes. “É um trabalho muito importante que evita que o rio Tietê transborde e alague a marginal. Nós já tínhamos feito os pôlderes da margem direita das pontes Vila Maria e Aricanduva. Em outubro, vamos entregar os pôlderes da ponte do Limão, margem direita, e da ponte da Aricanduva, margem esquerda”, finalizou.  

Do Portal do Governo do Estado