Marginal do Tietê terá intervenções para prosseguimento de obra

Pontes da Vila Maria, Bandeiras, Casa Verde, Limão e Freguesia do Ó serão alongadas para dar passagem à nova pista central

sex, 16/10/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

A partir da próxima segunda-feira, 19, começam as interdições parciais em cinco pontes da Marginal Tietê para possibilitar o avanço das obras de readequação da via. As pontes Vila Maria, Bandeiras, Casa Verde, Limão e Freguesia do Ó serão alongadas, criando um vão de cerca de 16 metros de extensão debaixo de cada uma. O espaço é necessário para dar passagem à nova pista central que está sendo construída ao longo de toda a Marginal, com três faixas de rolamento em cada sentido.

Os usuários serão informados do passo a passo das intervenções por meio dos 9 Centros de Informações localizados em 8 subprefeituras e na sede da Dersa, de faixas colocadas ao longo da marginal nos dois sentidos e vias de acesso à capital, de placas nos dois lados de cada ponte, de distribuição de panfletos informativos, da mídia e nos sites da Dersa, da Secretaria Estadual dos Transportes, Governo do Estado de São Paulo e CET.

O cronograma para que as interdições causem o menor transtorno possível aos usuários foi montado pela Dersa em parceria com a CET e prevê no mínimo três faixas livres em cada ponte, à exceção da Ponte das Bandeiras, que terá cinco faixas liberadas por concentrar maior fluxo de tráfego.

Durante o planejamento, foram levados em conta dias de menor movimento, como finais de semana, feriado de Finados (02/11) e férias escolares. A CET irá monitorar todas as interdições e implantará o sistema de faixas reversíveis nos horários de pico da manhã e da tarde. Também caberá ao órgão a elaboração de rotas alternativas.

No dia 19, a partir das 23h, sofrerão intervenções as pontes da Freguesia do Ó, Casa Verde e Vila Maria. Na Freguesia, serão interrompidas duas faixas laterais, uma em cada sentido (centro-bairro/bairro-centro), até 04/11.

Rota de passagem do corredor norte-sul, a Ponte das Bandeiras terá pelo menos cinco faixas abertas ao tráfego mesmo com as interdições parciais previstas. A primeira ocorrerá entre os dias 07 e 13/11 no sentido bairro-centro. No sentido inverso, a mesma ação será implantada entre os dias 14 e 20/11. Em janeiro, na pista centro-bairro entre os dias 05 e 22 e, no sentido inverso, de 22 ao dia 08/02.

Da Dersa