Marginais da via Anchieta passam a operar com velocidade reduzida

A partir de 1º de abril, motorista terá que trafegar a 90 Km/h no trecho de planalto

qua, 12/03/2008 - 21h18 | Do Portal do Governo

A Ecovias começou na terça-feira, 11, a substituir a sinalização das pistas marginais do trecho de planalto da via Anchieta. O objetivo é adaptar as vias ao novo limite de velocidade, que será de 90 Km/h, a partir do dia 1º de abril.

A redução da velocidade no trecho é o resultado de três meses de estudos em conjunto com a Artesp (Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo) e DER (Departamento de Estradas de Rodagens) e atende a necessidade de readequar o trecho a uma nova realidade da região. “Com o crescimento dos bairros próximos, verificamos um tráfego essencialmente urbano nas marginais da Anchieta. As pistas são utilizadas como avenidas”, explica o gerente de atendimento ao usuário, Sidnei Torres.

No trecho de 14 quilômetros das marginais, existem 16 interferências com entradas e saídas para bairros na pista sul e outras 13 na pista norte. “A maioria dos acidentes é causada por motoristas em alta velocidade que se chocam na traseira de outros veículos que reduzem para acessar os bairros. Com os motoristas dirigindo em velocidade reduzida, as chances de isso continuar acontecendo serão menores”, explica Torres. Em 2007, a Ecovias registrou 692 acidentes na pista sul e 687 da pista norte, sendo a colisão entre dois veículos o tipo de ocorrência mais comum, com 70% dos casos.

Com o novo limite de velocidade, as pistas marginais da via Anchieta se igualam a outras pistas do Estado de São Paulo com as mesmas características, como as marginais dos rios Tietê e Pinheiros.

O trabalho implicará na substituição das 120 placas existentes e na instalação de mais 36 peças. Outra novidade é que grande parte da sinalização instalada às margens da rodovia será substituída por placas aéreas, ou seja, aquelas colocadas em pórticos, semi-pórticos, passarelas e viadutos. As novas placas terão mais refletividade e letras maiores, permitindo maior visualização. A sinalização de solo também será reforçada.

Da Artesp

(I.P.)