Marcos Palmeira mostra Cultura Xavante na TV

Segunda parte do documentário vai ao ar neste domingo, 8, às 18h

sáb, 07/06/2008 - 12h44 | Do Portal do Governo

A segunda parte do documentário inédito Expedição A’uwe, a Volta de Tsiwari, que retrata a cultura guerreira do povo indígena Xavante, vai ao ar pela TV Cultura neste domingo, 8, às 18h, no programa A’uwe, apresentado por Marcos Palmeira.

Em 2004, uma equipe multidisciplinar, liderada pelo ator em 2004 conheceu de perto como vivem os índios das aldeias São Pedro e Onça Preta, na terra indígena de Parabubure, no Mato Grosso. A obra documenta a volta do ator à aldeia dos índios Xavantes, com os quais já havia convivido, por dois meses, no final dos anos 70.

Na ocasião, Palmeira foi batizado de Tsiwari, cujo significado é “Sem Medo“.

Produzido pela Vale das Palmeiras e TVi, o documentário mostra rituais xavante, o ensino das tradições, o importante papel das mulheres e a cerimônia do Danhono – quando adolescentes se transformam em homens.

Também na segunda parte será abordada a lenda da Lagoa Encantada, a despedida dos membros da expedição, bem como as impressões que tiveram da viagem. O programa A’uwe conta com 26 episódios sobre o universo indígena, que relatam tradições, rituais, problemas e histórias desse povo.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.C.)