Marcos Palmeira estréia na TV Cultura com o programa A’uwe

Atração entra no ar domingo, 1, e aborda as tradições, rituais, problemas e histórias do povo indígena

ter, 27/05/2008 - 12h21 | Do Portal do Governo

Um programa sobre índios e feito por índios. Essa é a essência do A’uwe, nova atração da TV Cultura apresentada pelo ator Marcos Palmeira, que estréia no domingo, dia 1° de junho. O programa, que vai ao ar aos domingos, a partir das 18h, contará com 26 episódios sobre o universo indígena, que relatam tradições, rituais, problemas e histórias desse povo.

Marcos Palmeira, que foi gentilmente cedido pela Rede Globo, acredita que, com o A’uwe – que significa “povo indígena” -, a população brasileira terá a chance de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a situação indígena.

“Sinto que o programa é uma das melhores coisas que poderia estar fazendo no momento, pois abre um espaço único e imenso para os índios na TV brasileira”, comenta o ator, que utiliza técnicas de interpretação durante a apresentação. “Ao atuar durante a apresentação, consigo transmitir a mensagem com mais verdade para o telespectador, tudo fica mais real”, explica.

O documentário que deu origem à nova atração é o mesmo que marca sua estréia: Expedição A’UWE – A Volta de Tsiwari, que retrata a cultura guerreira dos Xavante, povo que preserva suas tradições, apesar da situação de abandono e esgotamento dos recursos naturais. Durante 15 dias, em 2004, uma equipe multidisciplinar, liderada por Marcos Palmeira, conheceu de perto como vivem os índios das aldeias São Pedro e Onça Preta, na terra indígena de Parabubure, no Mato Grosso. A obra documenta a volta do ator à aldeia dos índios Xavantes, com os quais já havia convivido, por dois meses, no final dos anos 70. Na ocasião, Palmeira foi batizado de Tsiwari, cujo significado é “Sem Medo“.

Expedição A’UWE – A Volta de Tsiwari, produzido pela Vale das Palmeiras e TVi, será exibido em duas partes, sendo que a primeira delas vai ao ar no dia 1° de junho e mostra os preparativos e as expectativas para a expedição; o reencontro de Marcos Palmeira com os índios; diferentes rituais xavantes; e a abordagem dos problemas que estas aldeias estão enfrentando para conseguir alimento e sobreviver.

O documentário registra a preocupação dos índios Xavante do Mato Grosso com a preservação das tradições de seus antepassados, que traduzem até hoje o espírito de um povo forte e guerreiro. Essa produção testemunha o descaso com que essas comunidades são tratadas pelo poder público, pelos grandes fazendeiros, por interesses estrangeiros; a carência de saúde, de orientação, de educação; e a exclusão social a que estão submetidos.

 

Ficha Técnica

Apresentação: Marcos Palmeira

Direção: Laine Milan

Produção: TV Cultura e TVi – Televisão e Cinema

Roteiro: Laine Milan

Edição: Laine Milan

 

Da TV Cultura

(I.P.)