Marcos Carneiro Lima toma posse na Polícia Civil

Assim como o antecessor, novo delegado-geral priorizará trabalho investigativo

seg, 10/01/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

O trabalho investigativo é uma das prioridades do novo delegado-geral de Polícia, Marcos Carneiro Lima, empossado no cargo nesta segunda-feira, 10. Ele substituirá o delegado Domingos Paulo Neto, que esteve à frente da Polícia Civil desde março de 2009. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada no gabinete da Delegacia Geral de Polícia (DGP), no 11º andar do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no centro da capital. Além dos delegados, outros 50 policiais participaram da solenidade.

“A prioridade é o trabalho investigativo. Então, nosso esforço será diminuir ao máximo possível as questões burocráticas e, efetivamente, manter o policial na rua, investigando”, disse Carneiro, ao salientar que dará continuidade ao trabalho desenvolvido por seu antecessor. “A polícia está tendo a possibilidade de resgatar a investigação, sua verdadeira missão, que foi atrapalhada durante décadas pela questão de presos em distritos. Hoje, isso acontece cada vez menos”, complementou.

No discurso de posse, o delegado-geral destacou sua forma de administração: “Não sou apegado a cargos; sou apegado ao serviço. Meu maior patrimônio é o respeito e a amizade dos colegas. Porque eu digo: primeiro eu sou policial, depois sou delegado. Não fiz nenhum trabalho na polícia sozinho. Não tenho a postura de imperador e de sabe tudo”, disse Marcos Carneiro.

Despedida

Ao passar o cargo, Domingos Paulo Neto agradeceu o desempenho e a lealdade de todos os colegas e desejou sorte para seu sucessor: “Tenho a honra de passar a Delegacia Geral da Polícia Civil para meu digno colega Marcos Carneiro. Saio com a consciência tranquila e a certeza do dever cumprido”.

E, ao desejar ótima gestão ao novo delegado-geral, Domingos Paulo Neto confidenciou que ambos conversaram antes da transmissão do cargo: “Saio aliviado e tranquilo depois da conversa que tive com ele. Pela decência que demonstra, pelo grande delegado que é, pela firmeza de propósito e pela forma como ele me tratou”.

Ao final da cerimônia, Paulo Neto demonstrou, mais uma vez, a confiança depositada em seu sucessor. “Quem estiver contra ele (Marcos Carneiro), estará contra a Polícia Civil. Apoio total; é isso o que devemos demonstrar”, declarou.

Da Secretaria da Segurança Pública