Marcelo Araújo toma posse como secretário da Cultura

Garantir a inclusão cultural plena continua sendo umas das principais metas da pasta

seg, 23/04/2012 - 19h22 | Do Portal do Governo

O novo secretário da Cultura, Marcelo Araújo, tomou posse nessa segunda, 23, no Palácio dos Bandeirantes. Ele assume no lugar de Andrea Matarazzo, que deixou a função no dia 5 de abril. “O Marcelo Araújo conhece cultura e é bom gestor, uma combinação importante. Vai ganhar tempo e poder fazer mais em beneficio da cultura de São Paulo”, disse o governador Geraldo Alckmin, que citou as principais realizações da Secretaria, como a descentralização da cultura, a expansão de projetos consagrados e de grande importância social como o Guri e o Fábricas de Cultura, e equipamentos importantes como a Osesp e o Complexo Cultural Luz.

“Juntos podemos sonhar e tornar realidade o direito de acesso à criação cultural e ao poder de sua força poética e libertária, que pertence a cada cidadão”, disse Marcelo Araújo. Segundo ele, sua grande responsabilidade é consolidar a atuação da secretaria em várias frentes, no fomento a todas as formas de produção, no diálogo aberto com todos os setores da cultura, no modelo de gestão por organizações sociais, na interiorização das ações e no incentivo maior da sensibilidade da população às manifestações culturais.

Advogado e museólogo, Araújo já foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu Lasar Segall. À frente da Secretaria, ele terá o desafio de gerenciar uma ampla gama de programas e equipamentos, dentre elas algumas das principais instituições culturais do País. Só no ano passado, por exemplo, os 18 museus mantidos pelo Governo receberam um público de 2,5 milhões de pessoas. Em um ano e meio, os investimentos do governo na pasta foram de R$ 1,5 bilhão de reais.