Maratona de filmes na Unicamp

Exibições começam hoje às 12h

seg, 11/05/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Filmes nacionais como “Meu nome não é Johnny” e “Terça insana – ventilador de alegria” serão exibidos esta semana no Espaço Cultural Casa do Lago, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, da Unicamp, em Campinas.

Será uma maratona de exibições de filmes que começa com um clássico de Gillo Pontecorvo de 1965, “A batalha de Argel”, hoje, às 12h. A programação audiovisual contempla produções nacionais como “Cronicamente inviável”, de Sérgio Bianchi; “Terra em transe”, de Glauber Rocha e “Irma Vap: o retorno”, de Carla Camurati.

No ciclo estão programadas as produções “Estamira”, de Marcos Prado; “Eles não usam Black-tie”, de Leon Hirszman; “O salário do medo”, de Henri-Georges Clouzot. As sessões acontecem às 12h, 14h, 16h e 19h, de acordo com a agenda da sala de cinema.

Veja mais informações sobre os filmes:

A batalha de Argel. Direção de Gillo Pontecorvo (Argélia/Itália, 1965). A revolução da Argélia vista dos dois lados da moeda: a legião estrangeira francesa que saiu derrotada do Vietnã e o povo da Argélia, que busca sua independência. O filme mostra o lado mais sujo do conflito. Com Brahim Haggiag.
Segunda-feira, 11, 12h

Estamira. Direção de Marcos Prado (Brasil, 2004). Senhora com distúrbios mentais vive e trabalha em aterro sanitário, local que recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro. Ela analisa questões de interesse global. Com Estamira.
Terça-feira, 12, 12h

Eles não usam black-tie. Direção de Leon Hirszman (Brasil, 1981). Operário engravida a namorada e resolve se casar. Paralelamente, funcionários da empresa onde trabalha entram em greve. Ele resolve furar o movimento para garantir o emprego, entrando em conflito com o líder, que é seu pai. Com Gianfrancesco Guarnieri.
Quarta-feira, 13, 12h

O salário do medo. Direção de Henri-Georges Clouzot (França/Itália, 1953). Para controlar um incêndio em poço de petróleo, dois caminhões são enviados ao local com o objetivo de provocar explosão. Com Yves Montand.
Quinta-feira, 14, 12h

Cronicamente inviável. Direção de Sérgio Bianchi (Brasil, 2000). O filme relata trechos das histórias de seis personagens, mostrando a dificuldade de sobrevivência mental e física em meio ao caos da sociedade brasileira, que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida. Com Cecil Thiré, Betty Gofman, Daniel Dantas e Leonardo Vieira.
Segunda-feira, 11, às 14h, 16h e 19h

Meu nome não é Johnny. Direção de Mauro Lima (Brasil, 2008). História de jovem carismático carioca, de classe média, abusando do espírito aventureiro e boêmio, torna-se rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. Investigado pela polícia, é preso e lida com o cotidiano do sistema carcerário do País. Baseado em história real. Com Selton Mello.
Terça-feira, 12, às 14h, 16h e 19h

Terça insana – ventilador de alegria. Direção de Rodrigo Carelli (Brasil, 2008). Baseado no roteiro do show Terça insana ventilador de alegria, que percorreu o País na turnê 2006/2007, registra algumas das melhores cenas e sete personagens criadas entre 2005 e 2007. Com modo diferente de trabalhar com humor, o anti-humor, o improviso, a técnica, a bobagem, a sutileza, a inteligência, o grupo discute a sociedade em situações inusitadas. Direção artística de Grace Gianoukas, idealizadora e diretora do projeto Terça Insana.
Quarta-feira, 13, às 15h e 18h

Terra em transe. Direção de Glauber Rocha (Brasil, 1967). Senador deseja tornar-se imperador de seu país, mas precisa enfrentar a resistência de outros homens que desejam ter este poder. Com José Lewgoy e Jofre Soares.
Quinta-feira, 14, às 15h e 18h

Serviço
Espaço Cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, s/no – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Campinas
Telefone (19) 3521-7017
Entrada franca