Mapa tátil direciona deficientes visuais no Metrô

Cidadãos também podem se localizar pelo piso tátil implantado no chão das estações

seg, 08/06/2009 - 20h25 | Do Portal do Governo

Um mapa tátil implantado no Metrô Santa Cecília está facilitando o deslocamento de deficientes visuais no entorno da estação. Construída em formas tridimensionais, a ferramenta reproduz em alto relevo e em braile as ruas e pontos de referência que se localizam ao redor do local.

No mapa, o usuário consegue encontrar as principais escolas, hospitais, igrejas, estações do metrô e restaurantes. Para aqueles que têm visão reduzida, as alteração de cores – azul, preto e branco – permite a compreensão das informações.

“Esse mapa é muito útil para nós”, afirma Diógenes Ermelino, 61 anos e deficiente visual por causa das conseqüências do sarampo desde os 12 anos. “O mapa é bem feito. As ruas escritas em braile facilitam muito nossa localização”, diz o aposentado.

O objeto foi desenvolvido com material resistente à limpeza. Isso possibilita a fácil higienização da peça, que está sujeita ao movimento intenso de passageiros.

Segundo Ermelino, outra iniciativa que ajuda muito a localização do deficiente visual são os pisos táteis instalados no chão das estações. “O piso da Estação Marechal Deodoro é muito bem feito”, elogia.

Além de conduzir os deficientes visuais até as catracas e à bilheteria, os funcionários do Metrô também informam sobre a ferramenta. Se o usuário quiser conhecer o que há em torno da estação, basta se dirigir até a mesa.

Embora ainda não haja um cronograma de implantação dos mapas em todas as estações, a experiência de Santa Cecília serve de testes para aperfeiçoar a ferramenta que será colocada em outras unidades.