Manual virtual auxilia no controle da população de cães e gatos

Todos os municípios paulistas devem seguir as recomendações da publicação

dom, 29/11/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde divulga, pela internet, o manual de recomendações para controle de população de cães e gatos no Estado. Todos os municípios paulistas devem seguir as recomendações da publicação, que passou por ampla revisão. Na edição, os municípios podem obter informações de educação para a promoção da saúde, legislação e políticas públicas, registro e identificação de cães e gatos, controle e reprodução dos animais, entre outros.

No ano passado, entrou em vigor no Estado de São Paulo a lei que proíbe a eutanásia dos animais de estimação nos serviços de controle animal dos municípios, como forma de controle populacional. “Com a medida em vigor, é de extrema importância que os municípios desenvolvam ações de registro e identificação, adoção, campanhas educativas e controle reprodutivo de cães e gatos”, afirma Luciana Hardt Gomes, responsável pelo programa de controle de populações de cães e gatos do Estado.

O manual segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da publicação, a secretaria criou o Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (Foca), que tem a finalidade de contribuir para a capacitação de médicos veterinários, gestores dos serviços de controle de zoonoses e funcionários que realizam o manejo de cães e gatos.

Da Secretaria da Saúde