Manual padroniza tratamento de soropositivos com DST

Material será distribuído aos profissionais da saúde de 200 unidades ambulatoriais em todo o Estado

sex, 11/05/2012 - 18h42 | Do Portal do Governo

O atendimento aos pacientes com HIV/Aids, portadores também de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), será padronizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Para isso, profissionais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, unidade ligada à pasta, elaboraram o “Manual para manejo das doenças sexualmente transmissíveis em pessoas vivendo com HIV”.

Composto por 152 páginas e distribuído em 200 unidades ambulatoriais em todo o Estado, o manual orienta profissionais da saúde sobre cuidados diferenciados, já que esses pacientes costumam apresentar formas atípicas de DSTs. “Esperamos que esse manual ajude os técnicos de saúde a trabalharem no melhor manejo possível de pessoas infectadas pelo HIV, que também apresentam algum tipo de DST”, diz Maria Clara Gianna, coordenadora do CRT DST/AIDS.

Entre temas abordados pelo manual estão cuidados durante a gravidez com portadores de infecção provocada pelo HIV, anticoncepção para pessoas com HIV, diagnósticos laboratoriais, além de informações sobre sífilis, hepatites e outras doenças sexualmente transmissíveis.

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são infecções adquiridas pela prática do sexo sem preservativo.

Do Portal do Governo do Estado