Manual do Vestibular 2009 da Unicamp já está on-line

Primeira fase acontece em 16 de novembro, com prova de Redação e 12 questões gerais

qua, 27/08/2008 - 11h19 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) disponibilizou na internet o Kit do Vestibulando. O material, formado pelo Manual do Candidato e pela Revista do Vestibulando, é gratuito e está disponível exclusivamente nesta página.

Além de orientar o candidato sobre as provas e todo o processo de inscrição e convocação, o kit traz informações sobre todos os cursos, inclusive as novas opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Aplicadas (novo campus de Limeira).

As inscrições vão de 1 de setembro a 7 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pela internet. A Unicamp oferece 3.434 vagas em 66 cursos e dois cursos na Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, a Comvest registrou 49.477 inscritos.

Novidades

O Manual do Candidato traz todos os detalhes sobre as alterações para o próximo Vestibular Unicamp. Além da criação de oito novos cursos que serão ministrados no novo campus de Limeira, as principais mudanças para este ano são:

– ao invés de três os candidatos podem fazer até duas opções de cursos

– Odontologia não exigirá mais a prova de aptidão

– o tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia

– haverá apenas uma nota de corte (NMO) para as provas prioritárias de cada curso e os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples

– a prova terá uma mudança gráfica: deixa de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio Caderno de Questões.

– Porto Alegre não abrigará mais as provas do Vestibular Unicamp.

Datas

A primeira fase acontece no dia 16 de novembro, com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Em 17 de dezembro, a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês.

As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia10 de fevereiro.

Da Unicamp