Manual do Iamspe dá dicas para prevenir queda de idosos

Não deixar objetos nos degraus, evitar escadas sem iluminação e com degraus estreitos são algumas orientações que evitam acidentes

sex, 19/04/2013 - 10h53 | Do Portal do Governo

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) elaborou um Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa, para os servidores públicos estaduais, com dicas e fatores de risco.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Segundo o Instituto, mudanças simples na rotina podem prevenir os acidentes, como não deixar objetos nos degraus, evitar escadas pouco iluminadas e com degraus estreitos, não utilizar tapetes de tecidos no banheiro ou no restante da casa, usar sapatos com solado antiderrapante e manter um abajur ou interruptor ao lado da cama.

As quedas de idosos são comuns e aumentam progressivamente com a idade. As alterações fisiológicas, como diminuição da visão e da audição, e algumas doenças como osteoporose, artrose e labirintite, e questões relacionadas ao ambiente em que o idoso interage podem colaborar para o aumento dos tombos.

Este manual faz parte do Programa Integralidade, que reúne ações para promover o melhor atendimento ao idoso em diferentes aspectos.

Do Portal do Governo do Estado