Manual da Fuvest começa a ser vendido nesta segunda

Vestibular Fuvest 2009 oferece 10.707 vagas

dom, 03/08/2008 - 10h56 | Do Portal do Governo

O manual do vestibular da Fuvest começa a ser vendido a partir desta segunda-feira, 4,  em 50 agências credenciadas do Banco Santander, sendo 21 na capital, seis na região metropolitana, 20 no interior e três em outros estados (Curitiba, Rio de Janeiro e Uberlândia). Eles também poderão ser adquiridos nas livrarias da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) situadas nos campi do interior e da Capital.

O kit Fuvest 2009, que será vendido a R$ 10,00, contém o Manual do Candidato, o Manual da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, o catálogo “Universidade e as Profissões” (que orienta o candidato para a escolha da carreira profissional) e um Guia de Escolas, para que o vestibulando informe a sua origem do ensino médio.

O vestibular Fuvest 2009 oferece 10.707 vagas, sendo 10.557 na USP, 100 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e 50 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

O kit será vendido até o dia 10 de setembro. A entrega da ficha de inscrição deverá ser feita nos postos da Fuvest, constantes do Manual, nos dia 7 e 14 do mesmo mês.

A instituição recomenda que os interessados em prestar os próximos exames façam o cadastramento no site da Fuvest (http://bin.fuvest.br/inscr/userinfo.php). Ele é necessário para que o candidato possa acessar seus dados pessoais, visualizar o seu desempenho nos exames e solicitar redução da taxa de inscrição, de acordo com os critérios constantes do manual. No dia 10 de agosto se encerra o prazo para o pedido de redução de taxa.

Isenção

As inscrições para isenção da taxa do vestibular da Fuvest de 2009 vão até o dia 10 de agosto. A Universidade de São Paulo (USP) oferecerá até 65 mil isenções. Para concorrer, o candidato deve comprovar renda mensal máxima de R$ 498 por pessoa da família e ter cursado o ensino médio em escola pública do Estado de São Paulo.

As inscrições serão feitas pela Internet, no site da Fuvest. Os documentos que comprovam a situação declarada pelo candidato deverão ser entregues nos dias 9 ou 10 de agosto, das 8 às 17 horas, nos locais relacionados no edital, também disponível no site www.fuvest.com.br

Unicamp

As inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2009 deverão ser feitas entre os dias 14 de agosto e 7 de outubro. O formulário ainda não está disponível. Tanto o Manual do Candidato quanto a Revista do Vestibulando estarão disponíveis gratuitamente na página do Vestibular, para consulta e impressão. Este kit não é vendido.

Com a aprovação de oito novos cursos de graduação, a Unicamp inaugurará no próximo ano outro campus em Limeira. As 480 vagas totalizadas pelos oito cursos elevam de 2.830 para 3.310 o número de vagas oferecidas no Vestibular da Unicamp.

O projeto do novo campus prevê um total de mil vagas na graduação para os próximos anos. Os cursos que entrarão em funcionamento são os de engenharia de produção, engenharia de manufatura, nutrição, ciência do esporte, gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional, gestão de políticas públicas e gestão de empresas. Gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional e engenharia de manufatura são cursos inéditos no Brasil com a configuração acadêmica da Unicamp. Leia mais sobre os novos cursos no Jornal da Unicamp.

Em pouco mais de um mês, estudantes do ensino médio participam do maior evento acadêmico da Universidade – a Unicamp de Portas Abertas (UPA), já em sua sétima edição. Com forte atuação também dos estudantes da casa, o encontro acontece nos dias 12 e 13 de setembro com a estimativa de receber 50 mil visitantes em dois dias de atividades. A UPA é realizada anualmente. O seu objetivo é oferecer a esse público o conhecimento sobre a Unicamp, que tem 58 cursos de graduação e 127 programas de pós-graduação, além de um destacado centro de investigação científica e tecnológica, com 20 unidades de ensino e pesquisa e milhares de projetos em desenvolvimento. Mais de 300 escolas já estão cadastradas até o momento, representando o universo de 21.800 inscritos. Conheça o site da UPA.

Da Fuvest / Unicamp

C.M.