Mancha Verde agita carnaval de 200 jovens

Evento acontece nesta segunda-feira, 28, na capital paulista

sáb, 26/01/2008 - 9h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde promove na próxima segunda-feira, 28, uma grande festa de pré-Carnaval para cerca de 200 adolescentes na capital paulista. Integrantes da bateria da escola de samba Mancha Verde vão animar o evento, das 17h às 21h, na Casa do Adolescente de Pinheiros. A iniciativa integra o projeto Balada da Saúde, que acontece todas as segundas-feiras. A entrada é gratuita para jovens entre 12 e 20 anos.

Profissionais da Casa do Adolescente irão aproveitar a oportunidade para orientar os jovens sobre álcool, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, e prevenção da gravidez precoce por meio do uso correto de métodos anticoncepcionais. Haverá, ainda, distribuição gratuita de preservativos entre os adolescentes. O objetivo é reunir samba e orientação no mesmo local.

“É uma grande oportunidade para que os adolescentes entrem no ritmo do Carnaval, maior festa popular do país, mas também reforcem a conscientização sobre os riscos do uso de drogas e bebidas alcoólicas, além dos perigos do sexo sem proteção”, afirma a coordenadora do programa de Saúde do Adolescente da Secretaria, Albertina Duarte Takiuti.

Balada da Saúde

Utilizar a diversão para orientar sobre sexo, uso correto de métodos anticoncepcionais_entre eles, a Pílula do Dia Seguinte, e oferecer atendimento médico. É o que pretende a Secretaria de Estado da Saúde com o projeto Balada da Saúde, lançado em 2007.

O novo programa oferece, toda segunda-feira, uma festa diferente aos adolescentes, na Casa do Adolescente de Pinheiros. Qualquer pessoa de 12 a 20 anos pode participar.

Em todas as baladas há equipes do Programa de Adolescente da Secretaria para o Plantão das Emoções.

Ginecologistas, psicólogos e nutricionistas tiram dúvidas sobre sexo, gravidez precoce, uso de preservativos e problemas de saúde. Se necessário, os adolescentes passam por exames, como aferição de pressão, altura e peso, ou agendar atendimento.

Cada balada tem um tema diferente: rap, MPB, dance music, enfim, todos os estilos musicais. Os adolescentes podem, inclusive, inscrever bandas para tocar durante a festa.

A Casa do Adolescente de Pinheiros fica na rua Ferreira de Araújo, 789, zona oeste da capital.

Da Secretaria da Saúde