Mais uma central telefônica do PCC foi desmantelada pela Polícia paulista

nd

seg, 04/06/2001 - 17h13 | Do Portal do Governo

Policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de São Bernardo do Campo, descobriram e fecharam uma central telefônica montada no Jardim Cláudia, naquele município, que servia de base de retransmissão de telefonemas de membros do Primeiro Comando da Capital (PCC).

As investigações tiveram início no final do mês de abril, quando, por intermédio de mandados judiciais, a Polícia Civil do Estado de São Paulo interceptou e gravou inúmeros telefonemas dados do interior de presídios.

Na ação, foram presos os irmãos Fátima e Fábio de Freitas Pereira Morais, que moravam no local e recebiam R$ 100 de cada preso que utilizava o serviço. Foram apreendidos dois computadores, seis celulares e aparelhos telefônicos ligados a duas linhas.

No último dia 30, policiais do Departamento de Investigações sobre Crimes Patrimoniais (Depatri), em conjunto com membros do Ministério Público, já haviam desmantelado a rede de 12 bases e sete centrais telefônicas do PCC.

A Polícia paulista descobriu, ainda, que o sofisticado sistema de comunicação utilizado pelos detentos possuía canal aberto para presídios de São Paulo e de vários Estados. Esse sistema possibilitou a organização da rebelião dos presídios em fevereiro deste ano.