Mais três mil bolsistas se formam no Programa ‘São Paulo na Frente pelo Trabalho’

Cerca de 20 mil inscritos do programa já receberam seus certificados, enquanto outros 30 mil estão terminando os cursos

sex, 04/08/2000 - 13h25 | Do Portal do Governo


Cerca de 20 mil inscritos do programa já receberam seus certificados, enquanto outros 30 mil estão terminando os cursos

Uma nova turma de 3.103 bolsistas do programa do Governo do Estado, “São Paulo na Frente pelo Trabalho”, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 4, na Capital, os certificados de conclusão do curso de qualificação profissional. A cerimônia, realizada no ginásio da Sociedade Esportiva Palmeiras reuniu mais de 2.500 trabalhadores participantes das frentes.
‘Esta formatura é uma vitória da força de vontade de todos vocês, que resgataram a dignidade e provaram que as Frentes de Trabalho podem mostrar o caminho do futuro e do desenvolvimento’ disse o secretário-adjunto da Secretaria de Emprego e Trabalho, José Luiz Ricca, que representou o governador Mário Covas.
Em nome dos formandos, Maria Teresa dos Santos Silva fez um emocionado agradecimento ao governador Mário Covas pela implantação do programa, ‘que deu chance para que milhares de pessoas saíssem do pesadelo do desemprego.’ Ela estava desempregada há quatro anos quando se inscreveu em uma das Frentes de Trabalho, que além de bolsa auxílio-desemprego de R$ 160, oferece o curso de qualificação profissional.
Além de habilidades específicas, as aulas incluem aprendizado de noções de cidadania, cooperativismo e orientações para um trabalho autônomo. ‘Durante todo esse período tivemos alimentação de boa qualidade, cesta básica, vale transporte e seguro contra acidentes’, disse Maria Teresa. Ela escolheu o curso de manicure e pedicure, e já está exercendo a profissão, ‘com retorno financeiro imediato.’, garante.
Esta turma foi coordenada pela Social Democracia Sindical – SDS – uma das 11 entidades conveniadas pelo programa, entre as quais a Universidade de São Paulo, o Senai, o Senac, a Força Sindical e a CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores). Os cursos são ministrados em 112 diferentes locais, como escolas, associações de bairros, igrejas e movimentos comunitários. No total, são 94 opções de habilitação nas áreas de construção civil, eletricidade, alimentação, serviços, têxtil e turismo.
O secretário-adjunto disse que cerca de 20 mil trabalhadores desempregados já receberam seus certificados de qualificação enquanto 30 mil estão freqüentando os cursos. ‘O governador Mário Covas determinou que as frentes de trabalho não vão parar, e por isso a Assembléia Legislativa aprovou em junho último, uma lei que torna permanente esse programa na Região Metropolitana do Estado’, disse Ricca.