Mais obras no Pontal: poços, estradas e galpões

Água é uma das frentes de trabalho da Fundação Itesp no Pontal

seg, 04/02/2008 - 19h22 | Do Portal do Governo

Essencial para as boas condições de saúde dos beneficiários, a água é uma das frentes de trabalho da Fundação Itesp no Pontal. Já foram perfurados sete poços para abastecimento de água em assentamentos da região do Pontal, o que favoreceu 400 famílias. Outros nove assentamentos receberam reservatórios de água, que vão melhorar a qualidade de vida de 301 famílias dos municípios de Caiuá, Rosana, Euclides da Cunha, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema e Marabá Paulista. Em outros quatro assentamentos, estão previstas obras de manutenção de poços de abastecimento.

Além disso, a Fundação Itesp investiu R$ 6,5 mil na recuperação da barragem do assentamento Gleba XV de Novembro, no município de Euclides da Cunha. E está construindo dois galpões, um em Euclides da Cunha e outro em Mirante do Paranapanema. Os galpões vão funcionar não só para estoque da produção, de sementes e adubos, mas também como oficina e centro comunitário. Serão contemplados os assentamentos Gleba XV de Novembro e o Roseli Nunes.

O maior investimento, no entanto, é na área de motomecanização agrícola, com previsão de gastos de quase R$ 1 milhão, só na região do Pontal. São 33 assentamentos atendidos pelo trabalho da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo). A empresa é vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os recursos são destinados para a manutenção de estradas, conservação do solo e adequação de áreas para plantio por meio de destoca, aração e gradagem.

Do Itesp

(L.F.)