Mais estacionamentos perto das estações da CPTM

Nos próximos 90 dias, outros quatro estacionamentos deverão entrar em operação

ter, 22/07/2008 - 13h40 | Do Portal do Governo

Entrou em operação na semana passada um estacionamento para carros ao lado da Estação Jandira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi). Oferecendo também 48 vagas para bicicletas, esse é o quinto estacionamento instalado em área da companhia por meio de parceria com a iniciativa privada e integrado a estações de trem ou do Metrô.

“Nosso objetivo é incentivar as pessoas a deixarem o carro nos estacionamentos, que cobram preços populares, e continuarem o trajeto de trem ou Metrô, por meio das integrações gratuitas”, afirma Renato Bellelis, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Novos Negócios da CPTM. “Além disso, temos interesse em locar os espaços desocupados da companhia, para aumentar a receita não operacional”. Os outros estacionamentos populares que funcionam em áreas da CPTM estão instalados junto a Estação Comandante Sampaio, na Linha 8-Diamante, e às estações do Metrô Arthur Alvim (duas unidades) e Patriarca, ambas na Linha 3 – Vermelha.

Mais quatro – Nos próximos 90 dias, outros quatro estacionamentos deverão entrar em operação, próximos às estações Guaianases (Linha 11 – Coral), Jaraguá e Pirituba (ambos na Linha 7 – Rubi) e São Caetano (Linha 10 – Turquesa). A empresa possui outra área locada para estacionamento na Rua Funchal.  Embora esteja perto da Estação Vila Olímpia, na Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú), esse empreendimento não tem o propósito de atender os usuários do sistema, pois devido à grande demanda e à falta de local para deixar os carros, os preços cobrados seguem os praticados no mercado.

Bicicletários gratuitos

Além do bicicletário instalado na Estação Jandira em operação, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos conta com outros 13, todos gratuitos, com  exceção da unidade de Mauá. Juntos, oferecem 4.075 vagas. Esses espaços contam com iluminação, piso de concreto e segurança para controlar os acessos e preservar as bicicletas estacionadas. Para utilizá-los, basta fazer um cadastro mediante apresentação de RG, e levar o próprio cadeado para prender a bicicleta. Confira:

Linha 7 – Rubi: Caieiras (65 vagas) • Linha 8 – Diamante: Itapevi (70 vagas) • Linha 10 – Turquesa: Mauá (1.700 vagas) • Linha 9 – Esmeralda: Pinheiros (90 vagas), Jurubatuba (255), Autódromo (255), Primavera-Interlagos (250) e Grajaú (180) • Linha 12 – Safira: Itaim Paulista (250 vagas), Jardim Helena/Vila Mara (250), Jardim Romano (240 vagas), USP Leste (270) e Comendador Ermelino (200)

Parceria em Mauá

Na Estação Mauá, Linha 10 – Turquesa, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos realiza experiência de sucesso, em parceria com a Associação Ascobike (Associação dos Condutores de Bicicletas do Município de Mauá). O terreno, cedido pela CPTM, possui 800 metros quadrados e oferece 1,7 mil vagas. Como a gestão do bicicletário de Mauá é da Ascobike, os associados pagam mensalidade de R$ 10 para a utilização. Para os não-sócios, a diária é de R$ 1.

Organizado, o bicicletário conta com uma oficina terceirizada com serviços de customização e manutenção para auxiliar os mais apaixonados pela modalidade esportiva. Vale lembrar que o Metrô dispõe um bicicletário com 100 vagas na Estação Guilhermina-Esperança. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) também conta com um estacionamento, para 40 bicicletas, no Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo, atendendo os usuários do Corredor São Mateus – Jabaquara.

SERVIÇO

Mais informações, no site www.cptm.sp.gov.br

Da CPTM

(M.C.)