Mais duas cidades ganham curso técnico de Administração

Novas vagas integram Programa de Expansão da Educação Profissional do Centro Paula Souza

qui, 25/03/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina nesta sexta-feira, 26, convênios com as prefeituras de Morungaba e Pedra Bela para a criação de classes descentralizadas do Centro Paula Souza com o curso técnico gratuito de Administração.

O primeiro convênio será assinado com o prefeito de Morungaba, José Roberto Zem, durante solenidade na Câmara Municipal. A classe descentralizada será implantada em um edifício cedido pela Embratel, localizado na Estrada do Brumado. A partir do segundo semestre, serão oferecidas 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração, no período noturno. As aulas serão ministradas por professores da Escola Técnica (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba.

Em Pedra Bela, o convênio será assinado com o prefeito José Ronaldo Leme, na Câmara Municipal. A classe descentralizada será implantada na Escola Municipal de Pedra Bela – Rua Antônio Cenciani, s/n° – Centro. A partir do segundo semestre, serão oferecidas 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração, no período noturno. As aulas também serão ministradas por professores da Escola Técnica (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 30 de abril a 21 de maio no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 13 de junho. As aulas terão início em agosto. A taxa de inscrição custa R$ 20.

Sobre o curso

O técnico em Administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao levantamento do ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra 183 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Da Secretaria de Desenvolvimento