Mais de três mil professores participam de curso de arte contemporânea promovido pela Bienal

Curso pretende aproximar os docentes da arte contemporânea e seus conceitos

seg, 04/10/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Bienal de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação, está promovendo um curso voltado aos professores que atuam na disciplina de arte na rede estadual paulista, com objetivo de aproximar os docentes da arte contemporânea e seus conceitos, assim como dos referenciais artísticos da 29ª Bienal Internacional de São Paulo. Batizado de “Tão perto Tão longe – 29ª Bienal de São Paulo: formação de professores em arte contemporânea”, o curso terá a participação de 3.266 docentes do ensino regular da rede estadual e outros 60 do Centro Paula Souza. O conteúdo foi elaborado pela equipe Educativa da Bienal, relacionado com o Currículo de Arte e os Cadernos do Professor e do Aluno da rede estadual.

“O intuito é fortalecer o contato dos professores com os conceitos de arte contemporânea e, dessa forma, contribuir para a aprendizagem dos alunos conforme a proposta curricular do Governo do Estado. Por meio do curso, os professores poderão ampliar as perspectivas do trabalho de arte em suas salas de aula”, afirma a curadora educacional da 29ª Bienal de São Paulo, Stela Barbieri.

O curso compreende um total de 30 horas, sendo 24 horas a distância, distribuídas em oito aulas semanais, e seis horas presenciais, que acontecerão no Pavilhão Ciccillo Matarazzo Sobrinho, no parque do Ibirapuera, aos finais de semana. As aulas tiveram início no último dia 30 de agosto e vão até 1º de novembro. Para obter o certificado, o professor deve atingir frequência mínima de 80% e conceito satisfatório de aproveitamento do curso. A participação da formação presencial na 29ª Bienal de São Paulo é obrigatória para certificação.

A 29ª Bienal vai até o dia 12 de dezembro e tem como tema “Há sempre um copo de mar para um homem navegar” – verso do poeta Jorge de Lima que integra “Invenção de Orfeu” (1952).

Da Secretaria da Educação