Mais de seis mil pessoas passam pelo Mutirão da Catarata no Hospital das Clínicas

nd

seg, 07/02/2000 - 10h13 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lila Covas, esteve presente em mais uma etapa da Campanha Nacional de Reabilitação Visual – promovida pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde de São Paulo – realizada neste sábado, dia 5, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, na capital. O objetivo do Mutirão da Catarata é diminuir o número de casos de cegueira decorrentes da doença, principalmente na camada mais carente da população. Lila Covas percorreu os quatro andares do Prédio dos Ambulatórios, onde cerca de 6.500 pessoas tiveram seus exames oftalmológicos analisados e mais de 800 tiveram as cirurgias agendadas – nos casos mais graves.
A catarata, embaçamento do cristalino, é uma doença curável quando tratada a tempo. Mas apesar do tratamento, existem quase 20 milhões de pessoas cegas por catarata em todo o mundo.
Acompanhada do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, Lila Covas foi recebida pelo coordenador do Mutirão da Catarata e Professor Dr. Titular de Oftalmologia da USP, Newton Kara José, Drª Amarilys Avakian e equipe. O Mutirão contou também com o apoio do Corpo de Voluntários do Hospital das Clínicas e do Lions Club Internacional.