Mais de seis mil inscritos em unidades prisionais farão exame supletivo neste domingo

Avaliação direcionada a jovens e adultos que buscam certificado de conclusão do Ensino Médio acontece em todo o Estado

qui, 22/04/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Neste domingo, 25, a Secretaria da Educação promove o exame supletivo para jovens e adultos que buscam certificado de conclusão do Ensino Médio. A avaliação, que será realizada em todo o Estado, terá a participação de 6.875 internos de presídios paulistas. Além dos presidiários, outros 130 mil candidatos de todo o Estado fizeram a inscrição para participar da prova. A participação é gratuita e voluntária, sendo que os candidatos devem ter no mínimo 18 anos completos até o dia da prova. “É louvável ver esse grande número de jovens e adultos empenhados em dar prosseguimento aos seus estudos”, diz o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

A ex-presidiária, Andréia Bernardo Mendonça, de 35 anos, fez o exame em 2007 e obteve seu diploma referente ao Ensino Médio. Logo em seguida foi para o regime semiaberto e começou a trabalhar como costureira na Fundação de Amparo ao Preso (Funap), confeccionando uniformes para presidiários. “Quis fazer o exame porque já pensava em sair e arrumar uma profissão”, conta Andréia, que em meados de 2008 ganhou a liberdade e a oportunidade de trabalhar para a grife Daspre, onde está até hoje. Na Daspre, ela foi convidada para fazer um curso de especialização, o que representa uma chance de crescer na profissão graças ao diploma do exame supletivo. “Percebo que ele me abre portas. Sem o diploma eu não poderia fazer esse curso”, afirma.

A avaliação será realizada pela Fundação Vunesp em 163 municípios paulistas. O candidato pode obter informações sobre o local da prova no portal da secretaria ou pelo site da Vunesp, utilizando o número do protocolo de inscrição.

O exame será composto de quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma proposta de tema para redação. Cada prova contemplará uma área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna/ Inglês, Artes, Educação Física); Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). Será considerado aprovado o candidato que obtiver 50% do total de pontos em cada prova (inclusive na redação).

Da Secretaria da Educação