Mais de quatro mil pessoas passam pelo mutirão da catarata no Hospital das Clínicas

Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lila Covas, acompanhou parte do trabalho das equipes médicas

seg, 17/04/2000 - 17h53 | Do Portal do Governo

No próximo dia 29, HC realiza a Campanha de Transplantes de Córnea

Mais uma etapa da Campanha Nacional de Reabilitação Visual, promovida pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde de São Paulo, foi realizada neste sábado, dia 15, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O objetivo do Mutirão da Catarata é diminuir o número de casos de cegueira decorrentes da doença, principalmente na camada mais carente da população.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo(Fussesp), Lila Covas, percorreu os quatro andares do Prédio dos Ambulatórios, onde mais de 4,2 mil pessoas acima de 50 anos tiveram seus exames oftalmológicos analisados e 801 as cirurgias agendadas, nos casos mais graves.
A catarata, embaçamento do cristalino, é uma doença curável quando tratada a tempo. Mas apesar da prevenção, existem quase 20 milhões de pessoas cegas por catarata em todo o mundo.
Acompanhada do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, e do Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, Lila Covas foi recebida pelo coordenador do Mutirão da Catarata e Professor doutor Titular de Oftalmologia da USP, Newton Kara José, e equipe. O Mutirão contou também com o apoio do Corpo de Voluntárias do Hospital das Clínicas e da APAS, Associação Paulista de Supermercados – parceira do Fussesp – que ofereceu lanches para todos os pacientes que passaram pela fila do Mutirão da Catarata.
No dia 29 de abril é a vez da Campanha de Transplantes de Córnea, também no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, das 7 às 12 horas.