Mais de 90% dos tecnólogos das Fatecs estão empregados

Saúde, Segurança e área Ambiental são as que mais empregam formados na Fatec

seg, 17/08/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Os alunos formados pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo nos cursos de Saúde, Segurança e área Ambiental são os que mais conseguem emprego, segundo o Sistema de Acompanhamento de Egressos (Saie), levantamento anual realizado pelo Centro Paula Souza. A empregabilidade nesta área, 96,2%, está acima da média geral dos tecnólogos das Fatecs, que já é alta – 92,8%.

O estudo mostra também que, na maioria das áreas, o índice está acima dos 90%. A divisão por áreas foi estabelecida conforme a nova classificação do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, que concentra os cursos em dez eixos tecnológicos. Na recente pesquisa, foram entrevistados estudantes formados em 2007, com o objetivo de avaliar o desempenho desses ex-alunos no mercado de trabalho após um ano do término do curso.

De acordo com o Saie, a empregabilidade aumentou 9,6 pontos percentuais do momento da conclusão até um ano depois da formatura: de 83,2% entre os concluintes, para 92,8% entre os tecnólogos com um ano de formados.

Também cresceu o nível salarial: 17% saíram da faixa de até 3 salários mínimos para receber remunerações maiores. Na média, os concluintes ganham 4 salários mínimos e após um ano passam a receber 5,5 salários mínimos. As grandes empresas são as que mais contratam (40%), seguidas pelas médias (19,5%) e pelo serviço público (18,9%).

Para Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, os números “demonstram, de forma inequívoca, a sintonia entre a formação acadêmica recebida e as necessidades do mercado de trabalho nos diversos setores da economia”. Aproximadamente 80% dos alunos pesquisados afirmaram que foi fácil encontrar emprego e não sentem dificuldades no desempenho profissional.

Do Centro Paula Souza