Mais de 80 mil pessoas já receberam qualificação pelo Via Rápida Emprego

Desde 2011, o programa disponibiliza cursos gratuitos em diversos segmentos para adultos e jovens a partir de 16 anos

sex, 15/02/2013 - 11h42 | Do Portal do Governo

Oferecer qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Via Rápida Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Lançado em julho de 2011, o Via Rápida disponibiliza cursos gratuitos em diversos segmentos para adultos e jovens a partir de 16 anos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Voltado principalmente a jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda “Ação Jovem” e “Renda Cidadã”, reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário, o programa visa capacitar a população que está em busca de oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e com maiores encargos familiares. Desde a implantação do Via Rápida, 80 mil pessoas em 491 municípios do Estado já receberam qualificação.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Via Rápida, onde também está disponível a lista completa dos cursos. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos mais de 638 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou nas unidades do Poupatempo.

Do Portal do Governo do Estado