Mais de 70% dos adolescentes paulistas praticam esporte

Foram entrevistadas 327 pessoas com idade entre 14 e 18 anos em todo o Estado

qui, 22/02/2007 - 18h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde e o Celafiscs (entidade especializada em atividade física) finalizaram estudo que comprova: 76,6% dos adolescentes paulistas praticam rotineiramente alguma atividade esportiva. Foram entrevistadas 327 pessoas com idade entre 14 e 18 anos em todo o Estado (Grande São Paulo, litoral e interior).

A Secretaria e o Celafiscs estiveram em 11 regiões de São Paulo, nas 29 maiores cidades (em cada região 3 cidades, uma grande, uma de médio porte e uma pequena). Foram seguidos critérios de população estabelecidos pelo Censo Demográfico Populacional, do IBGE, de 2000. Dos 327 adolescentes, 76,6% (250 adolescentes) praticavam rotineiramente esportes. O restante (23,4%) admitiu não ser praticante.

O levantamento ainda mostra que do grupo de adolescentes-esportistas, 48,5% seguem orientação profissional. Os outros 51,5% não recebem recomendações profissionais.

“A prática esportiva é muito importante para manter a boa saúde e prevenir doenças. Mas precisa ser feita com acompanhamento profissional, com avaliação de um médico”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.   

Junto com o Celafiscs, a Secretaria realiza anualmente, por todo o Estado, o Agita São Paulo e o Agita Galera, programas que exatamente combatem o sedentarismo e indicam como melhorar a saúde com atividades corriqueiras. O Agita virou exemplo para todo o mundo em 1996, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa em centenas países, o que é repetido anualmente.

As regiões que participaram da pesquisa foram Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Registro, litoral e Grande São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

(R.A.)