Mais de 630 mil mercadorias apreendidas em cinco meses

Agentes de segurança realizaram mais de 23 mil operações

ter, 19/06/2007 - 16h39 | Do Portal do Governo

O volume de mercadorias apreendidas na CPTM (companhia Paulista de Trens Metropolitanos), entre janeiro e maio deste ano, alcançou a marca das 631.392 unidades. Neste período, os agentes de segurança realizaram 23.325 operações de combate ao comércio ilegal, dentro dos trens e outras dependências da empresa. Entre as mercadorias mais apreendidas destacam-se guloseimas como balas, chocolates, chicletes e bebidas não alcoólicas.

A avaliação desses cinco meses mostra que a fiscalização foi intensificada em todo o sistema. Nas Linhas A (Luz-Francisco Morato) e D (Luz-Rio Grande da Serra) aconteceram 5.581 ações, com o recolhimento de 145.743 produtos. Já nas Linhas B (Júlio Prestes-Itapevi) e C (Osasco-Jurubatuba) houve 10.366 operações que resultaram na apreensão de 295.645 itens. As Linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana) somaram 190.004 unidades confiscadas em 7.378 ocorrências.

A companhia mantém equipes especializadas que percorrem os trens e as estações diversas vezes por dia. Vestidos à paisana, os profissionais se portam como usuários, agindo apenas diante de anormalidades ou no flagrante de venda ilegal. Os produtos apreendidos são contabilizados, descritos em formulário próprio e encaminhados a entidades assistenciais.

Segundo a Gerência de Segurança da CPTM, os ambulantes perceberam o aumento da fiscalização, por isso agem dissimuladamente, escondendo e dividindo em partes os produtos vendidos, o que diminui a possibilidade de flagrá-los.

Da CPTM