Mais de 500 crianças são sócias da biblioteca Embarque na Leitura, do Metrô

Unidades estão localizadas nas estações Paraíso, Tatuapé, Santa Cecília e Brás (CPTM)

sex, 22/04/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O gosto pelos livros anda contagiando as crianças que passam pelo Metrô. Nas bibliotecas do Embarque na Leitura, o público infantil (até 12 anos) já contabilizou 529 sócios, nas quatro unidades, que estão localizadas nas estações Paraíso, Tatuapé, Santa Cecília e Brás (CPTM).

Entre os cadastrados, há um verdadeiro campeão: Emerson Rocha Galvão, de 10 anos. O garoto realizou nada menos do que 101 empréstimos. “Gosto de ler histórias engraçadas, principalmente para passar o tempo. Aprendo muito com meus livros”, contou.

As meninas também têm vez nas bibliotecas. Lídia dos Santos Ramalho, de 9 anos, já leu 43 exemplares. De acordo com ela, para ter acesso às publicações, sua mãe sequer precisa mudar o trajeto diário. “Ela pega os livros na volta do trabalho”, explicou.

De modo geral, o público mirim do “Embarque na Leitura” é 70% feminino e 30% masculino. As crianças têm idade média de 9 a 10 anos e estudam no ensino fundamental.

Na hora da escolha, os pequenos tem à disposição prateleiras que reúnem um acervo de 3.979 títulos, o que corresponde a 22,5% da quantidade total. Entre as publicações prediletas estão as sagas do bruxo “Harry Potter”, “Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, “O Pequeno Príncipe”, “O Ladrão de Raios” e “O Menino Maluquinho”.

Participe

O projeto “Embarque na Leitura” está em atividade desde 2004. O acervo das quatro bibliotecas dispõe de uma coleção de 17.644 títulos, entre literatura, auto-ajuda, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história.

Para se associar é bem simples. Basta apresentar RG, CPF e comprovante de endereço (original e cópia), além de 1 foto 3×4 para a confecção da carteirinha de sócio. O serviço é totalmente gratuito.

Os usuários podem fazer empréstimos de no máximo três livros, podendo devolvê-los em até 10 dias, com possibilidade de renovação. O horário de funcionamento das bibliotecas é de segunda à sexta-feira, das 11h às 20h.

Confira o ranking com as 10 posições de cada estação:

Paraíso:

1° Harry Potter e a pedra filosofal 2° Harry Potter e o enigma do príncipe 3° O leão, a feiticeira e o guarda roupa 4° O sobrinho do mago 5° Príncipe Caspiam 6° A viagem do peregrino a alvorada 7° Harry Potter e a ordem da Fênix 8° O cavalo e seu menino 9° Harry Potter e o cálice de fogo 10° O pequeno príncipe

Tatuapé:

1° Historinhas de contar 2° Uma professora muito maluquinha 3° O menino maluquinho 4° Terra maravilhosa 5° Origami: a divertida arte das dobraduras 6° Tá na hora da escola 7° Inventando moda 8° Amigos 9° Tudo em família 10° Historinhas para ler na cama

Santa Cecília:

1° Harry Potter e as relíquias da morte 2° O pequeno príncipe 3° Harry Potter e a ordem da Fênix 4° As crônicas de Nárnia 5°O ladrão de raios 6° Harry Potter e o cálice de fogo 7° Harry Potter e a pedra filosofal 8° Eragon: a herança: livro um 9° Harry Potter e o enigma do príncipe 10° Eldest: a herança: livro dois

Brás:

1° Histórias para voar 2° Uma história por dia 3° Pandolfo Bereba 4° Branca de neve e Rosa vermelha 5° Galope 6° Meu pé de laranja lima 7° Fala sério amor 8° O que toda garota deve saber 9° Eragon 10° Crônicas de Nárnia

Do Metrô