Mais de 40 mil pessoas conseguiram emprego em 2007 pelos PATs

Número foi 29% superior ao mesmo período de 2006

sex, 18/01/2008 - 10h05 | Do Portal do Governo

Por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), vinculados à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, 43.752 pessoas conseguiram emprego na capital e na Grande São Paulo entre os meses de janeiro e novembro do ano passado. O número é 29,4% superior ao registrado no mesmo período de 2006.

Os PATs da região metropolitana que inseriram maior número de candidatos no mercado de trabalho foram os de Itapevi (6.145 pessoas), Santana de Parnaíba (4.862) e Barueri (4.654).

Mais de 12 mil vagas estão à disposição de quem procura emprego na capital e Grande São Paulo. Auxiliar de limpeza (432 vagas), operador de telemarketing (853) e porteiro (330) são algumas das ocupações. Há vagas que não exigem experiência. É o caso de agente de pesquisa, ajudante de cozinha, auxiliar de linha de produção, fiscal de loja e repositor de mercadoria.

Cadastramento

O PAT faz intermediação entre empresas que precisam de mão-de-obra e profissionais que procuram emprego. Presta os serviços gratuitos de inscrição para o seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho e mantém o Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência (Padef).

Existem 205 PATs em São Paulo, 22 estão na capital. O número de atendimentos por mês em todo o Estado é de aproximadamente 46 mil.

Os trabalhadores interessados devem se cadastrar pessoalmente em um PAT. Osdocumentos necessários são RG e carteira profissional. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

SERVIÇO

Endereços dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) estão no site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (www.emprego.sp.gov.br)

 

Da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho

(I.P.)