Mais de 40 cidades do interior terão até o final do ano o Registro Digital de Ocorrências

Investimento será de R$ 4 milhões

qua, 29/08/2007 - 21h12 | Do Portal do Governo

O sistema RDO (Registro Digital de Ocorrências), que integra digitalmente as informações entre os distritos policiais, será implantado em 45 cidades do Estado com mais de 100 mil habitantes. Ao custo de R$ 4 milhões, a ação será concluída até o final deste ano. A informação foi divulgada pelo delegado titular da Divisão de Tecnologia de Informação do Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil), André Dahmer.

O RDO integra a rede de informações de cada delegacia em que é utilizado, possibilitando o acesso digital aos boletins de ocorrência assim que são feitos. Desta forma, se um veículo é roubado em Sorocaba, todos os distritos equipados com a ferramenta tomam conhecimento do fato no mesmo momento em que ele é registrado.

Uma outra vantagem, segundo André, é a praticidade e eficiência do sistema. Basta colocar o número do RG de uma pessoa para que, imediatamente, apareçam todas as ocorrências policiais em que esta esteve. O delegado exemplificou dizendo que, durante elaborações de B.O., dificilmente se puxa os antecedentes criminais das testemunhas. Com o sistema, isso é automático. “Acontece de testemunhas serem presas por conta do RDO”, afirma Dahmer, que já emenda um outro exemplo:

“Antes, o sujeito registrava quatro queixas de roubo de veículos em quatro delegacias diferentes para obter o dinheiro do seguros. Com o sistema, isso é impossível, pois os policiais conseguem informações das outras delegacias do Estado na mesma hora”.

Todas as delegacias da Capital e as da Grande São Paulo já contam com a ferramenta. No interior, ela já existe em sete cidades: São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto, Campinas, Santos e Ribeirão Preto.

Dahmer afirma que o principal gasto é para a montagem da infra-estrutura, como computadores, impressoras, terminais, redes locais, etc. Em todo o Estado, segundo o delegado, “56% do número total de B.Os são feitos no RDO. Com essas 45 cidades, esse número aumentará para 70%”.

Lucien Adedo

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.