Mais de 300 mil mercadorias apreendidas no primeiro bimestre

As linhas mais visadas da CPTM são as que atendem a zona leste da cidade (Luz - Estudantes e Brás - Calmon Viana)

seg, 02/04/2007 - 18h23 | Do Portal do Governo

Nos meses de janeiro e fevereiro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizou 11.212 operações de combate ao comércio ilegal dentro dos trens e outras dependências da empresa. O volume de mercadorias apreendidas foi de 306.429 unidades, a maioria composta por guloseimas como balas, chocolates, chicletes e bebidas não alcoólicas.

As linhas mais visadas são as que atendem a zona leste da cidade: a E (Luz – Estudantes) e F (Brás – Calmon Viana), onde 128.150 produtos foram apreendidos em 5.025 ocorrências. Em segundo lugar aparecem as Linhas B (Julio Prestes – Itapevi) e C (Osasco – Jurubatuba), com 113.989 itens recolhidos em 4.070 ações. Nas Linhas A (Luz – Francisco Morato) e D (Luz – Rio Grande da Serra) foram registradas 2.117 apreensões que totalizaram 64.290 unidades confiscadas.

A companhia mantém equipes especializadas (GAM – Grupo de Apoio Móvel), que percorrem os trens e as estações diversas vezes por dia. Vestidos à paisana, os profissionais se portam como usuários, agindo apenas diante de anormalidades ou no flagrante de venda ilegal. Os produtos apreendidos são contabilizados, descritos em formulário próprio e encaminhados a entidades assistenciais.

Segundo as equipes da Gerência de Segurança da CPTM, os ambulantes perceberam o aumento da fiscalização, por isso agem dissimuladamente, escondendo e dividindo em partes os produtos vendidos, o que diminui a possibilidade de flagrá-los. “Isso reflete a eficiência de nossa estratégia. Estamos apertando o cerco e eles sabem, o que os intimida na hora de vender”, explica.

Da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos