Mais de 30 mulheres são internadas por mioma diariamente em SP

Mulheres da raça negra têm maior probabilidade de desenvolver o mioma

seg, 24/06/2013 - 11h01 | Do Portal do Governo

Um levantamento realizado pela Secretaria da Saúde revela que cerca de 33 paulistanas foram internadas por dia em decorrência de miomas no ano de 2012. No total, foram 12 mil internações em todo o Estado no ano passado, um aumento de 15% maior que o total de 2008.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O mioma é um tumor benigno, uma proliferação do músculo chamado miométrio, que fica no útero da mulher. É alimentado pelo estrógeno, hormônio liberado durante todo o período fértil. Entre as causas do aparecimento de miomas, está o fator hereditário. Além disso, mulheres da raça negra têm maior probabilidade de desenvolver o mioma.

“É importante que as mulheres façam acompanhamento regular com o médico, já que os miomas, geralmente são assintomáticos. Em casos mais graves a paciente pode apresentar sintomas como dores durante o período menstrual, hemorragia, desconforto abdominal, infertilidade e até dor durante a relação sexual”, explica o diretor do setor de ginecologia do hospital estadual Pérola Byington, André Luiz Malavasi.

Quando a paciente não apresenta sintomas, o tratamento é ambulatorial. Em mulheres que desejam ter filhos posteriormente, é feita a miomectomia, cirurgia na qual se retiram apenas os miomas. De acordo com Malavasi, o tratamento é escolhido de acordo com fatores como idade, saúde geral da mulher, gravidade dos sintomas, tipo do mioma e o desejo de engravidar futuramente.

Do Portal do Governo do Estado