Mais de 200 municípios já aderiram ao Saresp 2009

Avaliação é aplicada a alunos do Ensino Fundamental e Médio

qua, 03/06/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Dez dias depois da abertura das inscrições, a edição 2009 do Saresp –  Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, já conta com a participação de 207 cidades paulistas. A avaliação, marcada para os dias 10, 11 e 12 de novembro, é uma ferramenta de medição da qualidade do ensino público estadual.

Alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de escolas com ciclo de oito anos e estudantes do 3º ano do Ensino Médio são submetidos ao exame. Para colégios com regime de nove anos no Ensino Fundamental, as provas se destinam aos alunos dos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de uma redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série. Só na rede estadual, a avaliação deve atingir aproximadamente 2 milhões de alunos em 5,3 mil escolas.

Os resultados das avaliações afetam diretamente no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), índice que calcula o bônus dos professores da rede.

Os procedimentos para municípios que desejam aderir ao exame podem ser encontrados no site da Secretaria da Educação. O prazo para adesão termina em 30 de junho. Até 15 de julho é necessário enviar o termo de adesão, pelo correio, para a FDE (Fundação para o Desenvolvimento para a Educação).